Respostas
Resposta:
- Onde nasceu os jogos indígenas?
No dia 16 de outubro de 1996, era aberto o I Jogos dos Povos Indígenas, em Goiânia, no Estado de Goiás. Com mais de 400 atletas das 25 etnias participando do evento, toda a linha de ação, desde a concepção da Aldeia Olímpica, sua estrutura até a definição das modalidades, ficaram sob a coordenação indígena.
- Quais são os jogos indígenas?
Arremesso de lança. Nesta modalidade, cada atleta terá o direito de realizar três arremessos durante a prova. ...
Arco e flecha...
Cabo de força...
Canoagem...
Corrida...
Corrida de Fundo...
Corrida com Tora...
Natação.
Lema: Programa do Índio - Os povos indígenas vão mostrar que esporte não é reservade branco. O I Jogos dos Povos Indígenas reuniu mais de 400 atletas, de 29 etnias, em Goiânia (GO), entre os dias 16 e 20 de outubro de 1996, num exemplo de integração de tradição e sabedoria seculares.
- Qual o principal objetivo dos jogos indígenas?
Eles têm o objetivo de promover a integração entre os povos indígenas e incentivar, valorizar e fortalecer a prática dos esportes de identidade cultural praticados pelos índios em suas aldeias. Além das provas esportivas, as etnias apresentam suas manifestações culturais como dança, cânticos e pinturas.
Explicação: BONS ESTUDOS!!!!
ESPERO TER AJUDADO!!!!
Os Jogos dos Povos Indígenas é um evento multiesportivo, criado em 1996 através de uma iniciativa indígena brasileira, do Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena (ITC), com o apoio do Ministério do Esporte do Brasil. Sendo um dos maiores encontros esportivos culturais de indígenas da América. O primeiro foi realizado em Goiânia, capital do estado de Goiás.
O líder indígena Marcos Terena, fundador do ITC, foi o responsável pela organização desportiva, cultural, espiritual e a articulação com os povos indígenas. Junto com Carlos Terena, organizador executivo e um dos idealizadores dos Jogos. No total já reuniram mais de 150 povos indígenas brasileiros, tais como Xavante, Bororo, Pareci, Guarani. Inclusive houve delegações estrangeiras indígenas vindas do Canadá e da Guiana Francesa.