A proclamação da independência do Brasil ocorreu no dia 07 de setembro de 1822 por meio do príncipe regente dom João VI (1767-1826). Muitas foram as causas que antecederam a declaração e a efetivação da independência do Brasil.
Liste as principais causas que conduziram esse processo.
Respostas
Resposta:
Podemos destacar a crise do sistema colonial, as ideias iluministas e as independências ocorridas na América Inglesa e na América Espanhola. Além disso, a própria elite agrária brasileira se beneficiaria de uma separação entre Portugal e Brasil.
Explicação:
Acredito que seja isso.
Resposta:
O processo de independência do Brasil pode ser rastreado até o ano de 1808, quando a Corte Portuguesa fugiu do próprio país, o qual estava sendo invadido pelas tropas de Napoleão, e se estabeleceu no Rio de Janeiro. Nesse momento, o regente do Império Português, Dom João VI, iniciou um processo de criação de instituições básicas no Brasil para que pudesse administrar Portugal e suas colônias com a mesma eficiência. Uma das mais importantes criações foi o Banco do Brasil. Além disso, os portos foram abertos às nações amigas, isto é, produtos de países que não estavam em guerra contra Portugal poderiam ser comercializados no Brasil com tarifas reduzidas e sem ter que passar pela metrópole antes.
A colônia foi elevada ao status de Reino, o qual, unido a Portugal, já não tinha mais um papel de subserviência. Quando Dom João VI voltou para Portugal, políticos brasileiros já tinham intenção de declarar independência cedo ou tarde, e todo esse cenário fez com que Dom Pedro ficasse no Brasil.
Por fim, com a Revolução do Porto em Portugal, mudanças políticas indicavam que a antiga metrópole pretendia transformar o território na América em uma colônia outra vez, o que culminou com um movimento independentista por parte da elite política brasileira.