Respostas
Resposta:
POR QUE ESTAMOS PRÓXIMOS DE UMA CRISE HÍDRICA MUNDIAL?
O motivo de alerta são dados constantemente divulgados por pesquisadores.
Um exemplo é a publicação do World Resources Institute (WRI) que informa 2040 como ano de escassez de água para 3,5 bilhões de pessoas no mundo. Pura e simplesmente por degradação do meio ambiente.
Os dados comparados foram cedidos por 167 nações.
Os pesquisadores do instituto consideram também que as alterações climáticas devido ao degelo das geleiras irão causar eventos catastróficos sem precedentes.
Já os dados da ONU mostram que um bilhão de pessoas não têm acesso adequado hoje. É considerado acesso adequado ter pelo menos 20 litros diários de água numa distância máxima de um quilômetro.
Falta de água no mundo
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é necessário a criação de políticas que defendam o acesso à água no formato de direito humano fundamental.
Na Cidade do Cabo, África do Sul, as coisas estão complicadas. Os moradores estão adotando práticas, por exemplo, de usar apenas um litro e meio de água para tomar banho.
A crise hídrica mundial chegou por lá fazendo quatro milhões de vítimas. A cidade corre o risco de ser a primeira metrópole do mundo sem água.
Após três anos de chuva escassa a cidade, a água virou ouro.
O governo local tenta correr contra o tempo com medidas de racionamento, projetos de captação de água subterrânea, dessalinização da água do mar e reciclagem de água.
Explicação: