Respostas
Na Tabela Periódica, os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente de número atômico, o que faz com que eles estejam posicionados em colunas horizontais (períodos) e colunas verticais (famílias).
A Tabela Periódica apresenta sete colunas horizontais, portanto, sete períodos, que indicam a quantidade de níveis que um átomo de um elemento apresenta. Isso quer dizer que, quanto maior o número do período do elemento, maior será a quantidade de níveis que cada um dos átomos do elemento apresenta. Se um determinado elemento está posicionado no 5o Período da Tabela Periódica, por exemplo, quer dizer que cada um de seus átomos apresenta cinco níveis eletrônicos ou cinco camadas eletrônicas. Veja alguns exemplos:
Na (terceiro período) = seus átomos apresentam três níveis;
Po (sexto período) = seus átomos apresentam seis níveis;
H (primeiro período) = seus átomos apresentam um nível;
Cu (quarto período) = seus átomos apresentam quatro níveis.
As colunas verticais, que são em número de 18, são denominadas de famílias. A Tabela apresenta 18 colunas, que formam apenas 16 famílias divididas em oito do tipo A e oito do tipo B.
As famílias A são formadas pelas duas primeiras e pelas seis últimas colunas verticais da Tabela. Sendo assim, cada uma das colunas recebe a seguinte indicação:
coluna 1 = Família IA (com exceção do Hidrogenio-quadrado azul na tabela)
coluna 2 = Família IIA
coluna 13 = Família IIIA
coluna 14 = Família IVA
coluna 15 = Família VA
coluna 16 = Família VIA
coluna 17 = Família VIIA
coluna 18 = Família VIIIA