Faça uma produção de texto sobre os egipcios.
1- Você vai falar como é a sociedade no Egito. Como ela está dividida e como essas pessoas eram vistas no Egito.
2- Depois, Você vai fazer uma redação sobre a religiosidade no Egito.
Ela deve ter: os deuses, as oferendas, o julgamento no Tribunal de Osíris, as urnas funerárias e a vida após a morte.
N precisa ser grande :D Pfvr me ajudem!
Respostas
Resposta:
Não sei me disculpa
❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Resposta:
1)A sociedade egípcia era regida pela figura do faraó.Dessa forma, os sacerdotes representavam, junto aos nobres, a corte real do faraó. Além disso, os nobres eram formados pela elite militar e as pessoas que possuíam bens materiais como latifúndio
2)Rá-Atum
Primeiro deus do panteão, Rá-Atum é o responsável pela criação do mundo. Representado pelo Sol, ele é descrito de diversas formas, sendo a mais comum com a face de uma ave de rapina.
Osíris
Descendente de Rá, Osíris é o filho mais velho do casal Geb e Nut. Ele reinou sobre a Terra como o primeiro Faraó do Egito.
Ísis
Esposa-irmã de Osíris, Ísis era protetora, piedosa e estava relacionada à magia.
Set
Deus do caos.
Nephthys
esposa de Set
Hórus
Filho de Osíris e Ísis, Hórus é representado com cabeça de falcão e corpo de homem. É o protetor dos faraós e das famílias.
Hathor
Deusa guardiã das mulheres e protetora dos amantes.
Anúbis
Com cabeça de chacal.
Thoth
Thoth possui a cabeça de uma ave.
Bastet
Bastet é a deusa da fertilidade, sexualidade e do parto.
Sekhmeth
Deusa com cabeça de leoa, Sekhmeth é filha de Rá e, por isso, reflete o aspecto destrutivo do Sol.
Nos primeiros anos após o falecimento, os descendentes piedosos cuidavam dos túmulos levando oferendas como: bolos de cevada, guloseimas, frutas, legumes, peças de carne, etc.
No culto diário, inicialmente, um grupo de sacerdotes realizava a preparação das oferendas. Após, uma procissão transportava os alimentos para o interior do templo e os depositava na sala conhecida como “santo dos santos”, o santuário onde ficava a imagem da divindade. O Sumo sacerdote, ao nascer do sol, abria as portas desta sala. Acompanhado por cânticos retirava o lacre do Naos (espécie de oratório onde ficava a imagem divina) e tocava na estátua transmitindo a vitalidade para a mesma; apenas ele poderia conhecer a imagem do deus. Após, oferecia as oferendas; os egípcios acreditavam que a essência dos alimentos era transmitida através da fumaça do incenso. Depois, a estátua era lavada, vestida com roupas novas e ungia-se o corpo com óleos.
Tribunal de osíris:
Era feito da seguinte forma: O homem após a morte era encaminhado ao tribunal de Osíris, onde neste local, após ter ultrapassado as 12 tribunas mortais, iria ter o seu coração pesado na balança de Osíris, do lado direito o coração do réu, do outro lado a pena da justiça e da verdade da deusa Maat, se o coração do réu fosse mas pesado do que a pena da verdade, este seria devorado por Anúbis, que também era responsável pelo ritual de pesagem das almas, sendo que Anúbis teria que expor o coração do réu diante dos 62 juízes que ali se faziam presentes, porém, se o coração for mais leve do que a pena da deusa Maat, o morto teria a sua vida após a morte assegurada, assim vivendo pra o resto da sua sub-vida em um local tranquilo, e dependendo das suas condições financeiras quando estavam no mundo dos mortais, razoavelmente rica.
Espero ter ajudado!