ME AJUDEM POR FAVOR
faça uma redação com o tema:
O padrão de beleza como potencializador da exclusão social
Respostas
Resposta:
Quem nunca viu “Mulheres Perfeitas”? Tudo bem que a discussão filosófica principal do filme é outra, mas o elemento “padrão de beleza” está lá, inserido. Sempre que uma mulher se integra forçadamente na pequena sociedade perfeita, tem que tingir o cabelo de loiro, comprar um espartilho bem apertado, usar salto alto, para ficar linda, magra e loira.
Essa busca pela perfeição é o que leva tantas mulheres à morte, como foi no caso recente de Maria José Medrado de Souza Brandão, de 39 anos, que faleceu em Goiânia após aplicação de um produto nos glúteos. Ela queria apenas aumentar o bumbum, ficar mais bonita, mais sexy. Mas quem foi que disse que para ser bonita tem que ser magra, com seios avantajados, bumbum redondinho e pernas grossas e alongadas?
Os padrões de beleza são mutáveis, e seguem o momento histórico vivido. A estatueta de Vênus Willendorf, datada da Pré-História, retrata uma idealização do corpo da mulher diferente, com seios tão grandes que caem por cima da barriga, uma barriga imensa que quase esconde a vagina, representando uma mulher bem preparada para a maternidade – o maior atributo que o sexo feminino poderia ter na época.
O doutorando em Psicologia e psicanalista Vinícius Andrade aponta que para se falar desses padrões de beleza é preciso buscar a própria origem dos discursos que produzem esses padrões – ou seja, devemos buscar as imposições de roupas, de comportamentos, e de ser fisicamente. “Deve-se sempre levar em conta um contexto que agregue uma dimensão individual e social. Pensando na individualidade, me parece interessante que alguém esteja narcisicamente bem, ou seja, que faça investimentos libidinais em si próprio, que pratique exercícios físicos, tenha alimentação saudável”, disse, completando que a questão importante reside em saber onde estão os investimentos que são de interesse do próprio indivíduo.