Existem diversas formas de reprodução encontradas no Reino Animal, que podem ser classificadas em dois grandes grupos: reprodução sexuada e reprodução assexuada. Sobre isso, analise as afirmações abaixo:
I. A poliembrionia é um processo de reprodução assexuada, que tem como fator positivo o fato de necessitar de um gasto energético menor, uma vez que dispensa o acasalamento.
II. A partenogênese, processo em que o óvulo não fecundado desenvolve um novo indivíduo diploide, é um mecanismo que pode ser encontrado em invertebrados, como abelhas, e algumas espécies de vertebrados, como os peixes.
III. A reprodução sexuada, processo que requer a união de duas células haploides (gametas), é, de todos os mecanismos reprodutivos, aquele que promove a variabilidade genética entre os indivíduos.
Está correto apenas o que se afirmar em:
A
I.
B
I e III.
C
II.
D
II e III
E
III.
Respostas
E) III
O brotamento é um processo de reprodução assexuada, que tem como fator positivo o fato de necessitar de um gasto energético menor, uma vez que dispensa o acasalamento.
A Poliembrionia pode ocorrer em casos de animais ovíparos ou em partenogênese. Durante as divisões mitóticas, cada célula pode dar origem a um novo indivíduo. O resultado deste caso especial de reprodução é o nascimento de dois ou mais seres, muito semelhantes e, necessariamente, do mesmo sexo. Gêmeos univitelinos são formados por este processo. Seres humanos, tatus, cães, coelhos e alguns insetos são exemplos de espécies que este tipo reprodutivo pode ocorrer. Sendo assim não classificada exclusivamente como assexuada, ou seja, não dispensa o acasalamento na maioria dos casos. É extremamente vantajoso para a fêmea que tem um gasto de energia relativamente pequeno durante a oviposição, por exemplo.
Partenogênese: Capacidade de reproduzir sem que haja fertilização. O resultado são indivíduos diplóides quando não ocorre meiose ou quando o corpo polar se funde ao ovo formando o zigoto. Podem ser formados indivíduos haplóides quando o macho ou a fêmea nascem do ovo não fertilizado. Pode ser obrigatória ou facultativa. Refere-se ao crescimento e desenvolvimento de um embrião sem fertilização.
Os machos das abelhas, vespas e formigas surgem pela partenogênese de óvulos não fecundados, portanto são haplóides, enquanto as fêmeas são diplóides. A partenogênese pode acontecer com indivíduos que possuem reprodução do tipo sexuada, mas que em condições específicas de ambiente ou de alteração química, conseguem se reproduzir sem a troca de gametas. Nestes casos, o óvulo desenvolve-se sem que haja a união com o gameta masculino, sendo que o indivíduo nascido, possuirá apenas material genético proveniente da fêmea. Este fenômeno reprodutivo é comum em alguns invertebrados, e em algumas ocasiões aparece também em vertebrados como répteis, anfíbios e peixes.