• Matéria: História
  • Autor: gabrielfernand32
  • Perguntado 6 anos atrás

O modelo Nacional-desenvolvimentista, surgido no governo de Getúlio Vargas, fortaleceu-se no período em que Juscelino Kubistchek governou o país e se estendeu aos governos seguintes. Essa ideologia que teve no ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros) sua principal escola formuladora e difusora, da qual participaram nomes como Hélio Jaguaribe e Nelson Werneck Sodré, também contou com a colaboração de influentes personagens da cultura nacional, como Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Heitor Villa Lobos, Celso Furtado, dentre outros. Entre as contribuições, para o Brasil, da ideologia Nacional-desenvolvimentista difundida pelo ISEB encontra-se
a) a formação de um apolítica pública de longo prazo voltada para a área de cultura no país, com a criação de órgãos federais como o Ministério da Cultura.
b) a privatização de empresas públicas e de economia mista que davam prejuízos ao Estado brasileiro, tais como o Banco do Brasil e a Petrobrás.
c) o desenvolvimento de políticas de inserção e assistência social, com a criação de programas como o Fome Zero, o Bolsa Família e o ProUni.
d) o encerramento de programas que oneravam o Estado como a Eletrobrás Eletronuclear e a Agência Espacial Brasileira (AEB).
e) a criação do órgão de planejamento e desenvolvimento regional para o Nordeste

Respostas

respondido por: matheusportobelmuti
3

Resposta:

eu acho que é a letra c pois ta sobre o desenvolvimento de políticas de inserção e assistencia social com a criação de programas

Perguntas similares