Por que o Iluminismo configurou uma ameaça tão importante ao regime colonial português?
Respostas
Pelo fato de que o Iluminismo foi capaz de promover o desenvolvimento de práticas que corroborassem com a expansão do pensamento do povo, gerando maior conscientização sobre o autoritarismo português.
Com isso, foi essencial para a libertação do pensamento das pessoas, gerando maior conscientização e união entre os oprimidos, além de aumentar a liberdade de expressão dos cidadãos da época, de uma forma geral.
Resposta:A) Porque as ideais iluministas iriam afetar o pensamento de muitas pessoas, ja que esses ideais trabalhavam a questão da liberdade, progresso, tolerância, tudo o que o regime(colonial) não aceitava.
B) No século XV, entretanto, este cenário favorável começa a entrar em decadência no século XVIII, inicialmente por ter que enfrentar a concorrência cada vez mais forte de países como Espanha, Holanda, França e Inglaterra na disputa pela hegemonia comercial na Europa.
A Revolução Industrial Inglesa do século XVIII, colocou os britânicos na condição de maior potência industrial do globo, obrigando-os a buscar incessantemente um destino para suas mercadorias maqui- no faturadas.
C) foi um tratado assinado entre a Inglaterra e Portugal, em 27 de Dezembro de 1703. Foram seus negociadores o embaixador extraordinário britânico John Methuen, por parte da Rainha Ana da Grã-Bretanha, e D. Manuel Teles da Silva, marquês de Alegrete.
D) Foi secretário de Estado do Reino durante o reinado de D. José I, sendo considerado, ainda hoje, uma das figuras mais controversas e carismáticas da História Portuguesa
E) Durante a segunda metade do século XVIII, a Coroa Portuguesa sofreu a influência dos princípios iluministas com a chegada de Sebastião José de Carvalho aos quadros ministeriais do governo de Dom José I.
Explicação:
Espero ter ti ajudado:)