• Matéria: Biologia
  • Autor: kingstein225
  • Perguntado 6 anos atrás

As mudanças em uma única letra (nucleotídio) no DNA, conhecidas como mutações pontuais, podem alterar um códon (trinca de nucleotídios, unidades constituintes dos ácidos nucleicos), substituindo um aminoácido por outro, alterando ou não a função da proteína, ou ainda originando códon de parada, o que resulta na interrupção da síntese proteica. As mutações pontuais são classificadas como silenciosas e expressas. Do ponto de vista clássico, as mutações designadas silenciosas são aquelas que determinam alterações no DNA sem alterar a composição das proteínas codificadas pelos genes. Contudo, na década de 1980, pesquisadores observaram, em bactérias e leveduras, que as mutações silenciosas podem afetar a síntese de proteínas. Com relação aos atuais conhecimentos sobre as mutações silenciosas observadas nos diferentes seres vivos, é possível inferir que: A somente nos organismos unicelulares ocorrem esse tipo de mutação que promove alteração na síntese proteica. B nos seres humanos, os estudos mais recentes mostram que tais alterações estão vinculadas a distúrbios genéticos. C essas alterações genéticas, embora observadas em diferentes formas de vida, não interferem na síntese de proteínas. D em organismos unicelulares, as mutações silenciosas alteram o perfil genético, mas não afetam a produção de proteínas. E não há indícios que mutações silenciosas possam alterar a síntese de proteínas em seres humanos ou em outras formas de vida.

Respostas

respondido por: thiagopalmieri17
5

Resposta:

Entende-se por mutação qualquer mudança, geralmente ao acaso, que ocorre no material genético, mais especificamente no DNA.

As mutações alteram a estrutura do DNA, composto por nucleotídeos. Essa mudança pode resultar na síntese de uma proteína com função alterada. O DNA é constituído por íntrons - como regiões não codificantes - e éxons - regiões ditas “codificantes”-. Ou seja: trechos que contêm informação para a síntese de proteínas.

Os genes presentes nos éxons são transcritos em RNA e, posteriormente, traduzidos em uma sequência de aminoácidos que dão estrutura e função à proteína. Sua sequência é determinada exatamente de acordo com os códons presentes no RNAm.

Portanto, mudanças no material genético ocasionam a formação de um RNA mensageiro que contém códons diferentes. Assim, poderá levar à síntese de uma proteína chamada de proteína mutada, com sequência de aminoácidos diferente da que deveria ter.

Para melhor entender o processo de mutação genética, são necessários conhecimentos básicos sobre as moléculas de DNA e RNA, bem como os processos de replicação, transcrição e síntese protéica

respondido por: giogasbarro
2

Resposta:

B - nos seres humanos, os estudos mais recentes mostram que tais alterações estão vinculadas a distúrbios genéticos.

Explicação:

A análise dos estudos sobre as mutações silenciosas permitiu averiguar que, nos seres humanos, tais alterações também podem ter influência na síntese proteica, originando distúrbios genéticos.

Perguntas similares