• Matéria: Português
  • Autor: andridepaula2001
  • Perguntado 6 anos atrás

Poema tirado de uma notícia de jornal João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão [sem número.Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu Cantou Dançou. Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

A partir da leitura do fragmento acima, responda a questão:

A respeito do poema e da proposta poética que o autor assume em Libertinagem não podemos afirmar: *

15 pontos

a) O poema assume apenas a proposta de libertação da forma poética, em versos livres e brancos.

b) A partir do título notamos uma proposta de redimensionar o assunto da poesia, uma vez que o cotidiano pode assumir uma dimensão poética, na medida em que é reinventado em linguagem e ritmo.

c) O segundo verso do poema, iniciado pela construção uma noite, sugere que o que João Gostoso viveu naquela noite, Bebeu/ Cantou/ Dançou, foi uma exceção em sua rotina.

d) Podemos entender que o tamanho do primeiro e do último versos do poema exprimem um grande número de dificuldades vividas pelo personagem e contrastam com os versos curtos Bebeu/ Cantou/ Dançou que apontam os momentos de alívio como raros na vida dele.

e) A omissão do número do barracão em que João Gostoso morava confere a ele um caráter de personagem tipo, isto é, representa várias pessoas que vivem em mesma situação.​

Respostas

respondido por: estranhoniguem
3

Resposta:

( D )

espero ter ajudado

respondido por: silvaalice95642
1

Resposta:

é a letra D

Explicação:

espero ter ajudado :)✌

Perguntas similares