Uma parte considerável do subsolo da ilha da Grã-Bretanha provocou uma série de transformações na organização da vida do planeta, em meados do século XVIII. O texto destaca como isso ocorreu. Foi o primeiro país a usar o carvão para gerar eletricidade e, 135 anos depois, é a primeira das grandes economias a eliminá-lo progressivamente. [...] O carvão foi o motor da era industrial do Reino Unido, que inaugurou a sua primeira usina em Londres, em 1882. Foi o sustentáculo da economia e da vida de centenas de vilarejos mineiros espalhados por todo o país e contribuiu para as neblinas típicas do clima britânico. GUIMÓN, Pablo. Reino Unido vive primeiro dia sem carvão desde a Revolução Industrial. Disponível em: . Acesso em: 1 ago. 2020.
As reservas de carvão distribuídas no subsolo da ilha elevaram o potencial econômico da região. O texto permite identificar que o carvão extraído
(A) chegou ao esgotamento, levando à produção de outras fontes de energia.
(B) provocou um intenso êxodo rural, levando ao declínio da agricultura.
(C) foi utilizado como fonte energética durante a Revolução Industrial. (D) deixou de ser empregado após a industrialização, em decorrência das novas tecnologias.
Respostas
Resposta:
Minha atividade foi corrigida!!!!
C) foi utilizado como fonte energética durante a Revolução Industrial.
Explicação:
O texto destaca as transformações ocorridas no Reino Unido por meio da descoberta do carvão mineral como fonte energética. As minas de carvão forneciam energia para as máquinas a vapor das fábricas, transformando-se na principal fonte de energia que foi utilizada durante a Primeira Revolução Industrial (gabarito C). A alternativa A está incorreta, porque o esgotamento do carvão, ocorrido no final do século XVIII, estava atrelado apenas às reservas mais superficiais. O avanço tecnológico progrediu nos séculos XIX e XX, novas reservas cada vez mais profundas passaram a ser exploradas, sendo o carvão ainda hoje um importante produto para a economia britânica, embora não mais tão determinante como no início. A alternativa B está incorreta, porque o meio rural da Inglaterra do século XVIII presenciava o surgimento de novos instrumentos de trabalho e o aumento da produção, possibilitando a manutenção das atividades agrícolas com a mínima ação humana. A alternativa D está incorreta, porque o carvão serviu de fonte energética durante a Revolução Industrial, possibilitando a utilização da máquina a vapor.