1- Em 1945, a queda de Getúlio Vargas foi seguida pela reestruturação do regime democrático no Brasil. Foi nesse momento que alguns políticos buscaram o apoio das diferentes setores de uma sociedade em pleno processo de modernização. Os estudiosos dessa época definiram tal período histórico como o auge do populismo no Brasil. Explique como eram os hábitos, comportamentos e as principais características que fundamentavam os aspectos desse governo populista.
Respostas
Resposta:
O carisma, os discursos melodramáticos e o uso da
propaganda massiva produziram ícones da política que, ainda
hoje, inspiram os hábitos e comportamentos das lideranças
políticas. Os estudiosos dessa época definiram tal período
histórico como o auge do populismo no Brasil.
Explicação:
Está perguntando sobre os habitos, do Governo populista-->Populismo no Brasil
Os governos populistas latino-americanos, como o de Vargas aqui no Brasil, mas também o de Perón na Argentina e de Cárdenas no México, eram caracterizados principalmente por um tipo de "culto ao líder", perseguição, muitas vezes violenta, de qualquer tipo de oposição e pela adoção de um modelo econômico do tipo "desenvolvimentista-nacionalista".
Nestes governos havia um modelo social com características bem divididas: por um lado, não havia verdadeira liberdade política, pois havia censura e perseguição estatal a quem fosse contrário, mas por outro havia prosperidade econômica e ampliação dos direitos trabalhistas.