1. Quais os tipos de alimentos consumidos?
2. Quais os modos de preparar e comer em cada um dos períodos históricos?
3. Quais as diferenças na alimentação de grupos sociais?
Respostas
1. Alimentos in natura, minimamente processados, processados, ultraprocessados e ingredientes culinários.
2. Pré-História: nesse período comiam frutas, raízes e outras espécies vegetais. Ao decorrer do tempo se desenvolveram o hábito de se alimentar de proteína animal: através da caça, da pesca e da coleta de mariscos.
Idade Antiga: principal alimento dos gregos era o peixe, combinado com centeio, arroz, aveia, sálvia, tomilho, alho-poró, cebolinha, alcaparra, raiz forte, orégano e coentro. Outros alimentos: boi, carneiro, cabra, porco, alface, trigo, mel, azeite, pinhões, tâmaras, amêndoas, sementes de papoula, leite, vinho e misturas de mel, etc.
Idade Média: os camponeses comiam carne, em menor quantidade, já que eram caras. Comiam carnes brancas, carnes vermelhas era mais difícil. De legumes, eram alcachofra, ervilha, cenoura, beterraba, usavam misturados. Também era incluso frutos do mar e peixes de mar e rio, entre outros.
Idade Moderna: os alimentos protagonistas eram cereais, pães, aveias, polenta e macarrão, carnes e legumes de todos os tipos.
Idade Contemporânea: nos dias atuais, se come alimentos frescos, conservados, legumes, frutas, carne, entre outros. Na atualidade, se tem muito uso de tecnologias.
3. Enquanto uma classe mais alta pode comer carnes e outras variedades com fartura, a classe mais baixa é obrigada a comer o básico (arroz, feijão, macarrão...), quando se tem à mesa.
Fiz várias pesquisas e tentei responder da melhor forma possível, espero ter ajudado!
Pré-História: nesse período comiam frutas, raízes e outras espécies vegetais.
Idade Média:Outros alimentos: boi, carneiro, cabra, porco, alface, trigo, mel, azeite, pinhões, tâmaras, amêndoas, sementes de papoula, leite, vinho e misturas de mel, etc.
O resto da igual.
1. Os tipos de alimentos na pré-história até cerca de 4000 a.C são estes: frutas, legumes, cereais e raízes. Este o período conhecido como paleolítico ou Pedra Lascada.
Na Idade Antiga, os tipos de alimentos ingeridos eram estes: pão, legumes e cereais (pobres) e carne e peixe (ricos).
Na Idade Média, pessoas que tinham condições começaram a comer ervas finas e especiarias. Quem não tinha muitas condições continuou se alimentando com pão legumes e cereais, visto que carne e peixe ainda eram caros.
Já na Idade Moderna, os alimentos como eles eram esses: tomate, batata, arroz e outros alimentos produzidos por meio de plantações passaram a ser comuns . Também era comum o pão e o açúcar.
Por fim, da Idade Contemporânea até os dias atuais , podemos citar estes alimentos como os mais comuns : alimentos da chamada agricultura de mercado.
Link: brainly.com.br/tarefa/1583107
2. Em relação ao modo de preparar e comer os alimentos, percebemos que houve grandes alterações com o passar do tempo.
Na pré-história e nas primeiras civilizações, era comum que as sociedades fossem nômades. Por esse motivo, elas utilizavam os recursos naturais e, quando esses acabavam, elas se mudavam para outra localidade.
Na Antiguidade, podemos citar uma dificuldade em conseguir alimentação pelo número de áreas para plantação ter diminuído.
Na Idade Média, influenciadas pelo
Renascimento, por poucos animais domésticos e pelas navegações, populações sofreram grande período de fome na Europa.
Durante a Idade Moderna, a agricultura deixou de ser subsistência para começar a ter objetivo comercial.
Por fim, da Idade Contemporânea até os dias atuais, o crescimento das populações, urbanização e o crescimento tecnológico fizeram com que as formas de se alimentar fosse modificadas.
Link: brainly.com.br/tarefa/25955215
3. Em relação às diferenças de alimentação entre os grupos sociais, podemos afirmar que sempre existiram em todos os períodos históricos.
Quando pensamos nos dias atuais, podemos afirmar que as pessoas de diferentes classes se alimentam de forma distinta . Até mesmo os atuais índices inflacionários são sentidos de maneiras diferentes, dependendo da classe social a que o indivíduo pertence, o que acaba influenciando seu poder aquisitivo e acesso à alimentação.
Isso, porém, não é algo restrito aos dias atuais. Pesquisas indicam que, em diferentes períodos como os apontados acima, pessoas de diferentes classes sociais tinham acesso a alimentações distintas.
Link:brainly.com.br/tarefa/21600009
Bons estudos!