1 - Sabe-se que na França no final do séc
XVIII habitavam 28 milhões de pessoas,
onde a sociedade era dividida em três
grupos sociais ou os chamados Primeiro,
segundo e terceiro estados, que eram:
a) ( ) operários, pescadores e advogados
b) ( ) médicos, camponeses e reis
c) ( ) clero, nobreza, trabalhadores das
cidades e burgueses
d) () professores, pedreiros e suseranos
e) ( ) fazendeiros, ministros e médicos
urgente...
Respostas
Resposta: c) clero, nobreza, trabalhadores das
cidades e burgueses
Explicação:
O Primeiro Estado francês era composto pelo clero da Igreja Católica, que ao longo da Idade Média exerceu uma hegemonia religiosa e política na França com poderes comparáveis aos do rei. Uma figura de destaque que representa bem o quão forte eram os membros da Igreja é o Cardeal de Richelieu, que no início do século XVII, como ministro do rei Luis XIII, liderou os exércitos da França em guerras por todo do continente, como a Guerra dos Trinta Anos.
Mas o clero não contava apenas com o poder de influenciar o rei em suas decisões, a Igreja também era proprietário de mais de 20% das terras da França e detinha uma fortuna significativa em ouro e outros bens.
O Segundo Estado
A nobreza compunha o Segundo Estado francês, e era formada pelos aristocratas. Esse grupo estava em decadência antes de a revolução começar, pois vinham de uma tradição feudal de vassalagem que estava se dissolvendo conforme os camponeses se tornavam livres e deixavam as terras dos senhores. Essa aristocracia, que baseava seu poder em títulos e influência por meio de cargos públicos, representava algo que a revolução queria derrubar: os privilégios.
O Terceiro Estado
O Terceiro Estado era composto pela burguesia que estava nascendo na França naquele período, pelos trabalhadores das cidades e pelos camponeses, sendo que esses últimos correspondiam a quase 80% do total da população francesa.