Respostas
Resposta:
Na visão de Trotsky, a Rússia não deveria limitar seus anseios revolucionários aos limites da nação russa. Sendo uma premissa do marxismo, Trotsky acreditava que a “Revolução Permanente” deveria transformar a sua nação em incentivadora de outras revoluções socialistas pela Europa. Dessa forma, seria formado um bloco de países portadores de uma visão política harmônica e, ao mesmo tempo, interessados em cooperar economicamente entre si.
Por outro lado, Stálin acreditava que o projeto revolucionário russo deveria estar centrado na teoria do “Socialismo num só país”. De acordo com tal perspectiva, a Rússia deveria se centrar no desenvolvimento de suas forças produtivas e não se envolver diretamente com os levantes revolucionários de outros países. Com isso, o projeto internacionalista que fundamentava o socialismo marxista dava lugar ao nascimento de uma burocracia envolvida com a urgência das questões nacionais.
Resposta:
Mesmo assim, Stalin tinha diferenças com Trotsky em relação ao papel dos camponeses: enquanto o secretário-geral defendia uma aliança de proletários e camponeses, no espírito bolchevique, Trotsky considerava que o tipo de aliança professado por Stalin era contra-revolucionário por dar papel preponderante à política dos ...
Espero ter ajudado.