• Matéria: História
  • Autor: NicMarrtins
  • Perguntado 6 anos atrás

A expansão islâmica foi importante para a história de vários povos e regiões africanas:

A religião muçulmana também se estendeu para o Oriente, chegando até a Índia e às fronteiras da China. O pertencimento ao Islã fortaleceu esse comércio e inseriu Gana, assim como outros reinos da África Ocidental, em uma dimensão transcontinental. Além disso, uniu os mercados da África Ocidental às cidades italianas – sobretudo Gênova e Veneza – ao Oriente Médio, à Europa Oriental, chegando até a Índia, a China e o Japão.

PEREIRA, A. A. Histórias do Negro no Brasil. In: PEREIRA, A. A. (Org.). Educação das relações étnico-raciais no Brasil: trabalhando com histórias e culturas africanas e afro-brasileiras nas salas de aula. Brasília: Fundação Vale, 2014, p. 23.

Podemos concluir, por meio dessas afirmações que:

a. O islamismo serviu para fortalecer as trocas culturais, mas não afetou o comércio no interior do continente africano, que manteve a sua dinâmica interna que precedia essa expansão.
b. Apenas os reinos islamizados da África mantinham comércio com povos asiáticos, sobretudo, árabes ou outros povos convertidos ao islamismo.
c. A islamização favoreceu o comércio entre a Ásia e a África, mas isolou o continente africano em manter relações comerciais com a Europa.
d. A islamização favoreceu o comércio entre a Ásia e a África, gerando uma rede comercial que ligava os mercados asiáticos ao africano e ao sul da Europa.
e. A presença muçulmana isolou a África do comércio com europeus, pois os mesmos eram considerados infiéis para os cristãos da Europa.​

Respostas

respondido por: cintialumi
30

Resposta: D

Explicação: A religião muçulmana também se estendeu para o Oriente, chegando até a Índia e às fronteiras da China. O pertencimento ao Islã fortaleceu esse comércio e inseriu Gana, assim como outros reinos da África Ocidental, em uma dimensão transcontinental. Além disso, uniu os mercados da África Ocidental às cidades italianas – sobretudo Gênova e Veneza – ao Oriente Médio, à Europa Oriental, chegando até a Índia, a China e o Japão. (PEREIRA, 2014, p. 23).


NicMarrtins: Obrigada pela ajuda! ✨❤
respondido por: marcoszapata78
0

A expansão islâmica foi importante para a história de vários povos africanos. Isso porque a islamização favoreceu o comércio entre a Ásia e a África, gerando uma rede comercial que ligava os mercados asiáticos ao africano e ao sul da Europa. Item d.

A expansão islâmica

Ao logo dos séculos a expansão da religião islâmica não apenas mudou alguns hábitos e costumes locais, como também teve esse grande impulso no comércio entre o continente africano e o continente asiático.

Inclusive, também favoreceu o comércio com o Sul da Europa, como França, Espanha e Itália, por conta da logística, além de parte da Turquia.

Então, essa rota ficou muito importante e essa troca entre as regiões fortaleceu a economia e o crescimento das nações tanto na África, especialmente no norte, e a Ásia.

Para saber mais sobre a expansão islâmica, veja o link: https://brainly.com.br/tarefa/3526662

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares