Respostas
Resposta:
Conceituando o empowerment
Idalberto Chiavenato, especialista brasileiro nas áreas de administração e recursos humanos, delineou o conceito de empowerment em seu livro “Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações”, publicado em 1999. Para o autor, trata-se de descentralizar o poder organizacional, conferindo autonomia aos integrantes de uma equipe.
É importante notar que um dos diferenciais desse modelo é a aplicação a todos os níveis hierárquicos da empresa, não se limitando apenas aos gestores e executivos. Existe um afastamento do modelo tradicional de gestão, que delega e supervisiona, e por isso torna-se desafiador aplicá-lo.
É necessário um estudo aprofundado das habilidades e competências de cada integrante da equipe aIdalberto Chiavenato, especialista brasileiro nas áreas de administração e recursos humanos, delineou o conceito de empowerment em seu livro “Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações”, publicado em 1999. Para o autor, trata-se de descentralizar o poder organizacional, conferindo autonomia aos integrantes de uma equipe.
Essa estratégia de gestão é pautada na motivação e na autonomia dos colaboradores, valorizando sobretudo o capital humano.O objetivo desse processo, ainda segundo Chiavenato, é transmitir responsabilidade e recursos para todas as pessoas a fim de obter a sua energia criativa e intelectual.
espero ter ajudado