A Lei das Doze Tábuas, código de normas escritas fundamental na história de Roma, teve sua criação condicionada pelo contexto sociopolítico A das revoltas dos escravizados no período monárquico. B da vitória jurídica da aristocracia contra a realeza. C das lutas entre patrícios e plebeus, durante a República. D das invasões dos povos bárbaros, no princípio do Alto Império. E da institucionalização do colonato, devido à crise do sistema escravista.
Respostas
Resposta:
Com a República Romana o poder político se manteve nas mãos dos patrícios o que fez com que o senado e o exército se fortalecessem produzindo assim, a exclusão dos plebeus da vida política romana.
Estes por sua vez ficaram irritados, pois o crescimento e enriquecimento acontecia somente aos patrícios, enquanto que a vida deles, plebeus, se tornava precária e insuportável.
Assim eles começaram a travar uma guerra entre si, e uma das suas maiores conquistas foi a Lei das Doze Tábuas onde eles conseguiram o fim da escravidão por dívidas.
Explicação:
Resposta: alternativa letra c
Explicação: Durante a República Romana o número de plebeus veio aumentando nisso veio também vários pensamentos revolucionário sobre o modo como eles eram tratados dentre a sociedade romana. Com isso, começaram a haver conflitos entre os plebeus e os patrícios em razão da busca por melhorias de vida dos plebeus.
Um desses conflitos teve como resultado a Lei das Doze Tábuas que nada mais era do que as leis escritas em 12 tábuas em praça pública para todos terem acesso e a justiça ser mais igualitária