A decisão do governo português de plantar cana-de-açúcar em sua colônia na América não foi casual. Assinale a opção que apresenta a razão técnica para Portugal ter escolhido plantar cana-de-açúcar no Brasil.
a) Era um artigo raro e de luxo, chegava a ser deixado como herança ou servia de dote de casamento.
b) Os colonos portugueses possuíam experiência em seu plantio e produção nas Ilhas do litoral africano.
c) A instalação de um engenho necessitava de menos recursos financeiros do que a extração do pau-brasil.
d) Como era encontrado em grande quantidade no mercado europeu, incentivar sua produção garantiria a conquista desse mercado consumidor.
e) Era um produto com uma excelente aceitação e com alto valor comercial na Europa.
Respostas
Resposta:
Letra B
Explicação:
Devido a colonização da costa Africana durante todo o século XV, umas da principais especiarias achadas nessa ilhas foi o açúcar, principalmente nas Ilhas de Açores, Madeira e São Tomé e a experiencia nessas colinias com o plantiu, motivou que os Portugueses plantassem essa especiaria em toda costa litoral brasileira. Começando em São Vicente em 1530 e depois com os principais polos na Bahia e Pernambuco.
É correta a alternativa B, já que a base técnica (ou seja, o domínio do conhecimento das formas de produzir o açúcar) os portugueses já haviam desenvolvido em suas ilhas no litoral africano, como os arquipélagos de Açores e de Cabo Verde.
Com o conhecimento obtido lá, a plantação do açúcar em larga escala em nosso país foi facilitada, bastando aos colonos replicar em território brasileiro as técnicas que haviam desenvolvido nas ilhas litorâneas africanas. O açúcar foi o primeiro grande produto de exportação nacional da história do nosso país, tendo sido a base da economia colonial brasileira até o final do século XVII.