1)Como se caracteriza a população da América Latina?
2)Diferencie uma região populosa de uma região povoada.
3) O que é densidade demográfica?
4)Na América Latina, onde se concentram as populações?
5)Quais fatores influenciam para o crescimento da população de um país?
6) O que é crescimento vegetativo?
7)Quais fatores podem levar uma
população a realizar fluxo migratório?
8 )Diferencie migração intercontinental e intracontinental.
9)A população rural tende a migrar para a região urbana. Quais são os motivos dessa migração?
10) O crescimento desordenado de um país, resulta em problemas sociais. Cite ao menos dois desses problemas e comente sobre eles.
alguém sabe responder essas perguntas?
Respostas
Olá
Resposta:
1 - A América Latina tem uma área de cerca de 21 069 501 km², o equivalente a cerca de 3,9% da superfície da Terra (ou 14,1% de sua superfície emersa terrestre). Em 2008, a sua população foi estimada em mais de 569 milhões de pessoas. Da América do Norte, apenas o México é considerado como parte da América Latina.
2 - (Vou usar como exemplo país, pra você ter uma base)
País populoso é aquele que possui uma grande quantidade de habitantes. Por exemplo, o país mais populoso do mundo é a China, enquanto que o segundo com a maior população é a Índia. Já o país povoado, diferentemente do populoso, é aquele que possui uma grande quantidade de habitantes por quilômetro quadrado.
3 - A densidade demográfica é um conceito populacional referente à média do número de pessoas residentes por unidade de área em uma dada localidade e é geralmente medida na relação habitante por quilômetro quadrado. ... Portanto, a densidade demográfica do Brasil é de 23,8 habitantes por quilômetro quadrado.
4 - A população concentra-se nas planícies costeiras e nos planaltos, e dedica-se fundamentalmente ao setor primário. Brasil, México e Argentina são os maiores países da América Latina. Os outros, em geral, apresentam dimensões médias, e somente os da América Central têm pouca extensão territorial.
5 - Fatores que inflenciam o PIB
O consumo depende dos salários e dos juros. Se as pessoas ganham mais e pagam menos juros nas prestações, o consumo é maior e o PIB cresce. Com salário baixo e juro alto, o gasto pessoal cai e o PIB também. Por isso os juros atrapalham o crescimento do país.
6 - O crescimento vegetativo corresponde a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. Esse conceito é a taxa que, juntamente ao índice migratório, irá determinar o índice final do crescimento demográfico num determinado território.
7 - A migração ocorre a partir dos fatores de repulsão: fome, guerras, epidemias, desemprego, entre outros; e de atração: emprego, oferta de melhores salários, disponibilidade de terras, democracias, liberdade religiosa. "Os fatores de atração direcionam o fluxo migratório"
8 - Intracontinentais quando as migrações são dentro do mesmo continente; Intercontinentais quando as migrações são de um continente para outro.
9 - No campo há pouco ou nenhum trabalho e porque geralmente faltam recursos sociais, as populações se vão para as cidades, apesar das más condições de vida, baixos salários, água poluída e falta de instalações sanitárias.
10 - O crescimento acelerado e desordenado das cidades acarretou em problemas sociais como fome, miséria, desemprego que por sua vez intensificaram o problema da violência urbana.
Boa noite, espero ter ajudado <3