Respostas
Resposta:
A forma como a família tira férias, vive os fins de semana, comemora os aniversários ou outras datas festivas, revela aspectos importantes do espírito e cultura familiar. E as vivências que absorvemos enquanto crianças perduram, por norma, na idade adulta. É da natureza humana (re)viver o que um dia já o fez sentir-se bem, confortável, seguro, satisfeito, feliz!
A tradição é o acto de transmitir lendas, factos, doutrinas, costumes, hábitos, etc, durante um longo período de tempos. Assim, no contexto familiar, pode-se dizer que a tradução é a cultura de uma família. E esta cultura pode definir-se como um conjunto de padrões de comportamento. Independentemente do nível financeiro, todas as famílias têm as suas tradições, a sua herança cultural, transmitida de geração em geração.
Stephen R. Corey, no livro Os 7 hábitos das Famílias muito eficazes, evidencia porque é que é importante preservar as tradições familiares e o que esta preservação representa para as famílias. Em primeiro lugar, as tradições ajudam unidade forte, que nos amamos mutuamente, que nos respeitamos e honramos uns aos outros. Para além disso, as tradições permitem-nos reforçar a ligação da família e, que por sua vez, nos proporciona integração, amparo, compreensão e sentido de pertença. O cultivo das tradições familiares de geração em geração é como que uma renovação da energia emocional, a constituição de um elo positivo com o passado.
E é tão frequente que cada um de nós, se recorde em idade adulta, de coias que vivemos e experienciamos quando éramos crianças e que nos marcaram de forma determinante. O que é que acontece muitas vezes? Tentamos reproduzir/transmitir essas experiências aos nossos sobrinhos e filhos, na tentativa de que tenham os mesmos sentimentos que outrora tivemos. E aí se gera a passagem de sentimentos, de experiências, de herança familiar entre gerações.

Particularmente, acredito que seja pela convivência. Pelo crescimento de uma pessoa, crianças/adolescentes por exemplo, em meio a costumes diários da família, participando de eventos e outras coisas tradicionais do lugar/estado em que vive.
Basicamente, a família é como um espelho para as crianças/adolescentes. Todo aprendizado reflete nelas e elas levam para a vida. Assim, passando de geração em geração.