• Matéria: Filosofia
  • Autor: dudakoreana05
  • Perguntado 6 anos atrás

.Substância, essência, causa, efeito, matéria, forma e todos os outros conceitos da metafísica (Deus, mundo, alma, infinito, finito, etc.) não correspondem a seres, a entidades reais e externas, independentes do sujeito do conhecimento, mas são nomes gerais com que o sujeito nomeia e indica seus próprios hábitos associativos. Assinale a qual alternativa corresponde o parágrafo acima: ( ) Trata-se da crítica realizada por Kant e o fim da metafísica. ( ) Foi a grande crise da metafísica gerada por David Hume. ( ) Diz respeito ao surgimento do pensamento moderno. ( ) O fim da metafísica antiga e o surgimento da metafísica moderna.

Respostas

respondido por: NinjaFlowe
1

Resposta:

Substância, essência, causa, efeito, matéria, forma e todos os outros conceitos da metafísica (Deus, mundo, alma, infinito, finito, etc.) não correspondem a seres, a entidades reais e externas, independentes do sujeito do conhecimento, mas são nomes gerais com que o sujeito nomeia e indica seus próprios hábitos associativos. Assinale a qual alternativa corresponde o parágrafo acima:

( ) Trata-se da crítica realizada por Kant e o fim da metafísica.

( x ) Foi a grande crise da metafísica gerada por David Hume.

( ) Diz respeito ao surgimento do pensamento moderno.

( ) O fim da metafísica antiga e o surgimento da metafísica moderna.

Explicação:

A metafísica clássica ou moderna (por exemplo, a de Descartes) baseava-se na afirmação de que o intelecto humano ou o pensamento possui o poder para conhecer a realidade tal como é em si mesma e que, graças ás operações intelectuais ou aos conceitos que representam as coisas e as transformam em objetos de conhecimento, o sujeito do conhecimento tem acesso ao Ser.

Perguntas similares