três espécies com características da Convergência Adaptativa de variedades de formas de vida e três espécies com características da Irradiação Adaptativa
Respostas
Resposta:
convergência exite o tubarão, o golfinho e o peixe em relação a nadadeira
irradiação existe o macaco, o morcego e o golfinho q são todos mamíferos e a msm parte embrionária virou membros com funções diferente
A evolução convergente é um mecanismo que ocorre nos seres vivos onde as estruturas são desenvolvidas para dominar um ambiente, mas que têm uma origem diferente da que normalmente têm. Todos os grupos têm uma certa orientação e adaptação ao seu ambiente como resultado da sua origem.
A radiação adaptativa é um processo evolutivo que corresponde à diversificação de um grupo de organismos e que leva à formação de variedades morfológicas a partir de um ancestral comum.
Convergência adaptativa e radiação
Espécies com características de convergência adaptativa
- Barbatanas em baleias: As baleias são animais mamíferos, o que significa ser como nós. O seu ancestral evolutivo Pakicetus era como um cachorro: tinha quatro patas e era de hábito terrestre. Por falta de comida, aproximou-se de corpos d'água para se alimentar. Com o tempo, esses organismos foram cada vez mais fundo na água até desenvolverem barbatanas das suas mãos.
- Asas em morcegos: Os morcegos também são mamíferos, o que significa que não tinham estruturas para voar. Mesmo assim, eles conseguiram se tornar independentes do solo desenvolvendo mãos muito grandes com membranas interdigitais para formar asas totalmente funcionais.
- Olhos de polvo: Os olhos de cefalópodes e vertebrados são surpreendentemente semelhantes. Ambos possuem retina, cristalino, fibras nervosas e íris. Esta característica é muito marcante porque é muito claro que vertebrados e invertebrados são completamente opostos. Mas a exigência de visão dos polvos levou ao desenvolvimento de olhos semelhantes aos nossos.
Espécies com características de radiação adaptativa
- Passarinhos: Esta característica é muito famosa, observada pelo biólogo Charles Darwin nas Ilhas Galápagos, constituído pelos pássaros tentilhões, que mais tarde seriam fundamentais para sustentar a sua teoria da descendência com modificação.
As diferenças nos picos são consideradas devido ao fenômeno da radiação adaptativa, ou seja, a sua diversificação evolutiva levou a uma ampla diversidade morfológica num período relativamente curto. Portanto, as variações na forma e tamanho do bico correspondem a adaptações que lhes permitiram se alimentar de grãos, sementes, brotos, folhas e vermes em diferentes ambientes.
- Mamíferos: em menos de 30 milhões de anos, todas as ordens de mamíferos que existem hoje surgiram, colonizando ambientes muito variados: como o ar, no caso dos morcegos; e ambientes extremos como os polos tomados pelos ursos polares.
- Angiospermas: as plantas com flores compõem o maior grupo de plantas terrestres e os seus primeiros fósseis datam de 130 milhões de anos.
Uma grande variedade de formas e tamanhos de flores foi encontrada no registo fóssil, revelando uma radiação evolutiva inicial. Atualmente, as angiospermas são extremamente variadas e a diversidade de ambientes que invadem supera qualquer outro tipo de planta, pois são adaptadas a ambientes muito variados.
Entenda mais sobre evolução em: https://brainly.com.br/tarefa/40573897
#SPJ2