Respostas
Resposta:
Os transtornos do humor, como a depressão, os transtornos de ansiedade (sintomas de internalização) e os transtornos de conduta, déficit de atenção e hiperatividade (sintomas de externalização) são as comorbidades mais comuns associadas ao abuso de substâncias psicoativas(19).
Resposta:
As drogas prejudicam o modo de agir do usuário, fazendo com que ele tenha comportamentos que nunca havia apresentado. Os efeitos podem ocorrer, inclusive, quando estiver sóbrio.
As alucinógenas provocam alteração da realidade, tempo e espaço durante o uso. Facilitam, ainda, o surgimento de distúrbios no futuro, como esquizofrenia e transtornos de personalidade. Isso quer dizer que o indivíduo pode apresentar alucinações e delírios, colocando em risco a própria vida e a de outras pessoas.
Além do mais, há relatos de que alguns indivíduos sentem flashbacks, revivendo algumas “viagens” anos depois, o que pode ser perturbador e causar ansiedade.
As estimulantes, como crack e cocaína, provocam euforia, excitação e descontrole das emoções. As depressoras, como a heroína, levam à diminuição dos reflexos e a uma menor capacidade de raciocínio.