• Matéria: Psicologia
  • Autor: helioduraes
  • Perguntado 6 anos atrás

O consumo também é indicativo motivacional entre a necessidade e o desejo. O comportamento é mediado e motivado por uma ideia de futuro idealizado de acordo com as perspectivas da personalidade singular de cada sujeito. Embora os conceitos em torno da organização temporal sejam absolutamente subjetivos, os sujeitos baseiam suas expectativas e objetivos de metas futuras a serem alcançadas com base na construção de relações do passado. Assim, o passado exemplifica uma maneira de se constituir no futuro, promovendo inspiração sobre como poderia se estruturar mudanças futuras. A partir dessa conceituação de passado e futuro, como norteadores para comportamentos e vivências dos sujeitos, como poderíamos pensar sobre o consumo por necessidade e o consumo baseado em desejos, sem acarretar prejuízos? Elabore um texto sintetizando seus conhecimentos e percepções sobre a relação do consumo com as necessidades e os desejos. Exemplifique seu ponto de vista. Escreva sua resposta no campo abaixo:

Respostas

respondido por: crismanzottib73
20

Resposta:

O consumo está para além da inevitabilidade do saneamento de necessidades, mas também pode se dispor em meio ? satisfação pelo prazer.

Mesmo que ainda seja preciso atender a necessidades, é possível que cada sujeito comporte em si uma maneira de fazê-la de acordo com seus desejos. Por exemplo: ao sentir fome, é possível escolher o alimento que se aproxime de um ideal de satisfação e ainda atender ? manutenção sadia do corpo. Dessa maneira, o prazer não necessita ser reduzido ? satisfação de uma necessidade patológica, como, por exemplo, através do consumo compulsivo, mas sim pode ser entendido por seu resultado, em equilíbrio com as subjetividades de cada sujeito, ou seja, pela ideia de amparo a ambos, necessidade e desejo.

Explicação:

respondido por: mrcl456
11

Resposta:

As necessidades humanas estão diretamente ligadas ao consumo, que é um fator importante para a sobrevivência. Contudo na contemporaneidade, o consumismo tornou-se um fator primordial em que não somente são as necessidades humanas supridas e sim os desejos estimulados por conceitos sociais de valorização ou desvalorização de algum produto. Desta forma este estudo tem como objetivo analisar estes conceitos, bem como a influência nas relações sociais.

A maneira específica como uma necessidade é satisfeita depende da história de vida do indivíduo, suas experiências de aprendizado e o ambiente cultural que o circunda. A forma particular de consumo usada por ele para satisfazer uma necessidade é chamada de desejo.

Impulsionados pelo desejo de possuir produtos que lhes proporcionem maior qualidade de vida, que reduzam seus esforços ou que lhes confiram status e poder, as pessoas veem no hábito do consumo uma autoafirmação e acreditam que, dessa forma, serão mais felizes.

Consumir representa um ato de escolha de bens e serviços que irá tornar a vida das pessoas mais agradável, menos dispendiosa e que as farão se sentir melhor consigo mesmas. Para que o consumidor tenha esse “poder de escolha”, torna-se necessário que haja um leque disponível de produtos. Esse é o papel das organizações, notadamente as empresas privadas, ou seja, oferecer aos consumidores mercadorias que possam satisfazer aos seus anseios e que, ao mesmo tempo, contribuam para o sucesso empresarial, gerando lucros.

Explicação:

Perguntas similares