Por que o regime político instituído pelos militares brasileiros é considerado uma ditadura militar e não uma revolução ?
Respostas
Resposta:
A diferença básica de uma revolução ou de um golpe militar está no senso comum de que revolução é quando se tem apoio popular, enquanto que um golpe é praticado por um grupo que atua distante dos interesses da nação, defendendo posições da elite dominante. Normalmente uma revolução acontece com a tomada de poder para a implantação de medidas associadas ao avanço social, para a maioria esmagadora da população, sobretudo dos mais fracos. Não se faz revolução conservadora. No máximo, se faz uma contra-revolução. Os militares brasileiros trazem a crença de que tiveram apoio popular no processo de 1964 ou até que praticaram uma contra-revolução, já que eles acreditavam que havia uma revolução comunista em marcha.
Resposta:
A diferença básica de uma revolução ou de um golpe militar está no senso comum de que revolução é quando se tem apoio popular, enquanto que um golpe é praticado por um grupo que atua distante dos interesses da nação, defendendo posições da elite dominante. Normalmente uma revolução acontece com a tomada de poder para a implantação de medidas associadas ao avanço social, para a maioria esmagadora da população, sobretudo dos mais fracos. Não se faz revolução conservadora. No máximo, se faz uma contrarrevolução. Os militares brasileiros trazem a crença de que tiveram apoio popular no processo de 1964 ou até que praticaram uma contrarrevolução, já que eles acreditavam que havia uma revolução comunista em marcha.
Explicação: fiz no classroom