A Compensação Ambiental é um mecanismo legal para que as empresas retornem e minimizem os impactos que podem ser causados no ambiente a partir de "atividades utilizadoras de recursos ambientais, considerados efetiva ou potencialmente poluidores, bem como os capazes sob qualquer forma, de causar degradação ambiental[1]", de forma financeira, identificados no processo de licenciamento ambiental. Isto é, para cada ação x de uma empresa em determinada região, eles precisam recompensar um número y para aquele ambiente. A Compensação Ambiental funciona com o princípio Poluidor-Pagador, uma espécie de indenização perante a Natureza: você utiliza-se de determinados recursos naturais e retorna isso para o ambiente, como uma forma de prevenção ao dano ambiental. Num sentido mais amplo, a diretriz funciona como um incentivo para que as empresas pensem e realizem seus projetos já imaginando os possíveis danos ambientais e, com isso, reflitam sobre a posterior compensação
Respostas
respondido por:
14
O conceito de compensação ambiental está associado à responsabilidade socioambiental, ou seja, a responsabilidade que as empresas tem buscado como uma forma de mitigar os impactos ambientais causados, assim como reequilibrar o ambiente.
Com isso, a compensação ambiental atua em forma de recuperar a degradação ambiental, ou seja, utilizar-se de mecanismos que busquem a recuperação da mata nativa ou dos recursos utilizados, assim como evidenciar a conscientização sobre a importância da preservação do ambiente.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/4392689
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás