Respostas
respondido por:
3
Resposta:
É UM CONTRATO MÚTUO NO QUAL SE ESTABELECE UM VALOR ECONÔMICO DERIVADO DO SEU VALOR TEMPORAL BASEADO NUM ATIVI BASE.
respondido por:
4
Resposta:
Olá!
- O nome já indica: derivativos são um instrumento financeiro que tem o preço “derivado” do preço de um ativo, de uma taxa de referência ou até de um índice de mercado.
- Existem derivativos de ativos físicos, como soja, café ou outro, mas também de ativos financeiros, como ações, taxas de juros ou moedas.
- Quem negocia um contrato futuro de dólar, por exemplo, não opera o dólar em si, mas um contrato baseado no seu valor no mercado à vista.
São quatro os tipos mais comuns de derivativos:
- Contratos a termo
- Contratos futuro
- Opções
- Swaps
- As negociações podem ser realizadas tanto no mercado de balcão quanto em Bolsas. No Brasil, a B3 possui um mercado de derivativos bastante desenvolvido.
- Não é sempre, mas geralmente os derivativos são estabelecidos como contratos padronizados. Isso significa que as suas características e as especificações dos seus ativos de referência – como quantidades, prazos e formas de precificação – são definidas previamente.
- Assim, todos que comprarem uma opção sobre uma ação para um certo vencimento na B3, por exemplo, irão adquirir o mesmo produto, com as mesmas condições.
- Adinâmica tradicional de uma negociação de derivativos é simples. Quem negocia se compromete a comprar ou a vender um determinado ativo por um preço determinado em um prazo estabelecido.
- Ao comprar um contrato futuro de milho na B3, por exemplo, o investidor está negociando o equivalente a 450 sacas de 60 kg do produto, ao preço do mercado, com validade até o vencimento – o contrato pode ter o vencimento estabelecido para daqui a alguns dias, meses ou até mais de um ano.
- Espero ter ajudado! Força e Honra em seus estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás