Respostas
Resposta:
A princesa convenceu dom Pedro a ficar no Brasil influenciada pelas opiniões de amigos, como José Bonifácio e outros politicos que queriam mais liberdade para o Brasil. Então, no dia 9 de janeiro de 1822, o principe declarou que não seguiria as ordens de Portugal e a data entrou para a história como o Dia do Fico.
Explicação:
Infelizmente não encontrei nenhuma pesquisa sobre Dona Leopoldina nem José Bonifácio falando e desempenhando papéis ajudando na proclamação da República, pois ambos eram monarquistas e defendiam a coroa!
Resposta:
De acordo com as anotações de Vasconcelos de Drummond, que teve como fonte o próprio Andrada, Dona Leopoldina foi quem primeiro lhe teria dito em alemão sobre a sua nomeação para os ministérios: “A princesa entrou em larga conversação sobre os negócios políticos com José Bonifácio e o persuadiu a aceitar o cargo de ministro que ele recusava” (MELLO MORAES, apud OBERACKER, 1973, p. 243). Diante das súplicas da esposa do príncipe, o paulista acabou aceitando a oferta do regente. Na opinião do principal biógrafo da imperatriz Leopoldina, Carlos H. Oberacker Jr.:
Explicação:
Não tenho certeza mas espero de qualquer forma ter ajudado!!