Os principais grupos vitimados pelo comércio nefando da escravidão foram os bantos e sudaneses. De acordo com Reginaldo Brandi, em De africano a afro-brasileiro (2000), “os sudaneses constituem os povos situados nas regiões que hoje vão da Etiópia ao Chade e do sul do Egito a Uganda mais ao norte da Tanzânia”. Quanto aos bantos, eram povos “da África Meridional, estão representados por povos que falam entre 700 e duas mil línguas e dialetos aparentados, estendendo-se para o sul, logo abaixo dos limites sudaneses, compreendendo as terras que vão do Atlântico ao Índico até o cabo da Boa Esperança. O termo „banto‟ foi criado em 1862 pelo filólogo alemão Willelm Bleek e significa „o povo‟, não existindo propriamente uma unidade banto na África”. Assim, “bantos” e “sudaneses” são definições genéricas e imprecisas, produzidas no contexto da apropriação europeia do continente e dos povos da África.
Conforme o texto apresentado
a) Os principais povos africanos trazidos ao Brasil via tráfico foram aqueles localizados na costa leste da África, devido a unidade na língua e dialeto.
b) Houve uma diversificação no tocante aos africanos introduzidos no comércio de escravos ao longo da história.
c) Os europeus tinham o cuidado em selecionar os negros que seriam introduzidos, principalmente na Europa, a fim de diminuir a miscigenação.
d) O autor consegue claramente especificar os povos africanos destinados ao trabalho colonial, pois era uma exigência dos mercadores negreiros.
e) Sudaneses e bantos chegaram a propor uma aliança no intuito de minimizar os deslocamentos de suas tribos para a América.
Respostas
respondido por:
220
Explicação:
alternativa B se eu te ajudei Me segue e deixa o seu Obrigado espero ter ajudado
respondido por:
78
Resposta:
letra B
Explicação:
Houve uma diversificação no tocante aos africanos introduzidos no comércio de escravos ao longo da história.
Deixe seu obrigado e marca como melhor resposta :)
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás