Respostas
Resposta:
a
Explicação:
Capacidade cardiorrespiratória é definida como a capacidade de realizar exercício dinâmico de intensidade moderada a alta, com grande grupo muscular, por períodos longos. A realização de tal exercício depende do estado funcional dos sistemas respiratório, cardiovascular e músculo esquelético.
Capacidade cardiorrespiratória relaciona-se com saúde, porque (a) níveis mais baixos de aptidão física têm sido associados a aumento notável do risco de morte prematura por várias causas, principalmente por doenças cardiovasculares. E (b) aptidão física mais alta associa-se a uma prática de atividade física habitual que, por sua vez, está diretamente associada a muitos benefícios para a saúde.
O consumo máximo de O2 significa, em fisiologia do exercício, o máximo de oxigênio que as células de uma pessoa são capazes de captar, transportar e utilizar durante um exercício de intensidade máxima.
O tradicional critério de avaliação da capacidade cardiorrespiratória é a medida direta do consumo máximo de O2,mas podemos medi-lo indiretamente também, e os resultados são consistentes. Para a avaliação da capacidade cardiorrespiratória os valores de VO2 máx. são expressos com relação ao peso corporal ml (kg.min-1) ou (ml/kg/min.).
Como vimos, o VO2max pode ser utilizado de forma absoluta e relativa. As fórmulas utilizadas nos protocolos dos testes apresentam ambos os resultados, e podemos transformá-los.
Exemplo 1:
Peso = 80 kg VO2max = 35 ml (kg.min)–1
Qual o valor relativo?
VO2máx l.min –1 = Peso kg x VO2max ml (kg.min)-1
1000
VO2máx = 80 x 35 = 2800 = 2,8 l.min-1
1000 1000