• Matéria: Geografia
  • Autor: responder2
  • Perguntado 6 anos atrás

Questão 01) Leia atentamente o texto abaixo:
[...] Essa distribuição desigual leva, entre outras coisas, ao fenômeno de “fuga de cérebros”, onde pesquisadores deixam seus países de origem em busca de melhores condições de trabalho. Esse fenômeno leva por sua vez a uma piora nas condições de desenvolvimento e de desigualdade global. É necessário lembrar que em um mundo interconectado a pobreza e condições de vida ruins geradas por distribuição desigual da riqueza, afetam não apenas pessoas vivendo em países distantes, mas a todos nós, e a menos que façamos algo a respeito, problemas atuais, como a crise de refugiados e o aumento de movimentos com inclinações terroristas irão apenas piorar.
CHAGAS, André Maia. Ciência aberta para capacitação científica: um exemplo no continente africano. Ciência Aberta, 9 nov. 2016. Disponível em: . Acesso em 24 out. 2018.

Explique os fatores que impulsionam o tipo de fluxo migratório apontado no texto, e descreva as consequências dele.


Questão 02) Leia o trecho a seguir.
Africanos representam 65% dos refugiados no país
O Brasil abriga atualmente 4.305 refugiados. Desse total, 65%, ou 2.800 pessoas, vieram do continente africano. De acordo com dados do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça, depois da África, a América é o continente com mais refugiados. No Brasil, com 954 (22,16%), seguido pela Ásia, com 448 (10,41%), e a Europa, com 98 (2,27%).
BRASIL. “Africanos representam 65% dos refugiados no país”. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2018.
Durante o processo de independência de vários países do continente africano houve a reunião de grupos étnicos e culturais muito distintos no mesmo território.

Relacione e problematize o fato de grupos étnicos e culturais estarem no mesmo território no continente africano com as instabilidades que resultam no fenômeno dos refugiados africanos, tratado no texto.

Questão 03) Leia o texto a seguir, que estabelece uma relação entre os condicionantes físico-naturais e a ocupação humana.
O progresso tem mudado a vida nos desertos. As lavouras irrigadas vêm sendo abastecidas por água proveniente de grandes rios, através de gigantescos sistemas de canalização. Oásis aonde antes só se chegava de camelo hoje dispõem de aeroportos e postos de gasolina.
Outras áreas desérticas vêm sendo ocupadas para extração de petróleo, em países como a Arábia Saudita, Iraque e Irã [...]. Além disso, há minerais que se formam exatamente em áreas desérticas, como nitrato de sódio [...].
BRANCO, Pércio de Moraes. Desertos. CPRM – Serviço Geológico do Brasil, 18 ago. 2014. Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2018.

Descreva a relação entre a ocupação humana e o ambiente natural no mundo comparando as décadas passadas com a época atual.


Questão 04) Leia a seguir um trecho de uma entrevista realizada com o historiador Antônio Barbosa, da UnB:
No Brasil, a colonização foi principalmente de exploração. […] "No caso do Brasil, a colonização foi feita a partir dos Estados europeus Portugal e Espanha. Então havia ali um objetivo claramente traçado para amealhar riquezas neste novo mundo, sugar tudo o que a América pudesse oferecer para que esses países se enriquecessem lá na Europa." Já nos Estados Unidos, a colonização foi principalmente de povoamento. […] "No caso da América do Norte, nós tivemos grupos de famílias inglesas que vão fugir da intolerância religiosa, da perseguição política e vão tentar do outro lado do Atlântico reconstruir suas vidas em novas bases."
Na trilha da história: confira as diferenças da colonização nos EUA e no Brasil. EBC, 18 jan. 2017. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2018.
Considerando as diferenças entre as colonizações brasileira e estadunidense expressas no texto, faça o que se pede a seguir:

a) Analise a importância da migração durante a colonização para a formação dos Estados Unidos como a potência mundial que é atualmente.


b) Indique como os fatores físico-naturais influenciaram no desenvolvimento das colônias do Sul e do Norte da região que um dia se tornaria os Estados Unidos.​

Respostas

respondido por: jozer685
16

Resposta:

1° os fatores são diferentes por causa das regiões e o desenvolvimento da colônia

Perguntas similares