Respostas
1 - China
Dona de 1/4 da capacidade eólica mundial, a China é o país que lidera a expansão do setor, com 75,5 mil megawatts (MW) instalados (26,8 % da participação global) até final de 2012. Trata-se de 30 vezes a capacidade eólica total do Brasil, de 2,5 mil MW. De acordo com o relatório do GWEC, no ano passado, o gigante asiático também tomou a frente do processo de expansão, instalando mais 13,2 mil MW, cerca de 30% do total mundial registrado no período.
2 - Estados Unidos
Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar no ranking do GWEC, com uma capacidade eólica acumulada de 60 mil MW, o que corresponde a 21,2% do total mundial. Em 2012, o país foi responsável pelo segundo maior investimento no setor, instalando 13 mil MW, cerca de 29% do crescimento da eólica verificado no mundo de janeiro à dezembro do mesmo ano.
3 - Alemanha
O terceiro lugar do ranking ficou com a Alemanha, que registra uma capacidade eólica total instalada de 31,3 mil MW, o que equivale a 11,1% do acumulado mundial. A Alemanha também foi o terceiro país que mais contribuiu para o crescimento do setor no ano passado, com 2,4 mil MW instalados no período, representando 5% da participação global.
4 - Espanha
Em quinze anos, a capacidade total instalada de energia eólica espanhola atingiu 22,7 mil MW, o que representa 8,1% do potencial instalado dos projetos eólicos mundiais. Apesar da crise, em 2012 o país teve o sétimo maior crescimento do setor, registrando aumento de 1,1 mil MW de capacidade, uma participação no crescimento global da eólica de 2,5% no mesmo período.
5 - Índia
Os ventos também sopram forte na Índia, que soma 18,4 mil MW em projetos eólicos, o quinto maior desempenho mundial, com participação de 6,5%. No ano passado, o país registrou aumento de 2,3 mil MW, cerca de 5% do total investido no mundo, a terceira maior expansão no período.