• Matéria: História
  • Autor: biancafidelly
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia o texto a seguir e responda as questões. Nacional-Desenvolvimentismo O projeto nacional-desenvolvimentista brasileiro teve início no segundo governo de Getúlio Vargas, mas foi no governo de Juscelino Kubitschek (JK) que esse projeto se consagra no cenário político brasileiro. O projeto nacional-desenvolvimentista tinha como propósito o crescimento econômico e a aceleração industrial, superando assim a condição de subdesenvolvimento atribuída ao Brasil. Essa política, adotada pelo governo JK, foi responsável por uma profunda transformação no sistema econômico brasileiro e proporcionou a cooperação internacional no plano econômico, político e cultural. O Programa de Metas, que compunha o projeto de governo de Juscelino, norteou a política a ser incorporada ao desenvolvimento brasileiro. A proposta era, maior intervenção do Estado na economia, no aumento da participação do capital privado nacional, no processo de industrialização e na incorporação do capital estrangeiro. O projeto desenvolvimentista considerava a abertura para a participação do capital externo, condição essencial para o desenvolvimento do país. Somente através da obtenção de recursos estrangeiros, seja como investimentos diretos, financiamentos ou empréstimos, ou através da tecnologia, seria possível acelerar o crescimento econômico brasileiro. 1 — Quais as características do processo nacional-desenvolvimentista? 2 — Em que governo esse processo foi mais acentuado? 3 — Como o Programa de Metas, composto no plano de governo de JK, norteava o desenvolvimento brasileiro?

Respostas

respondido por: LisaFe
95

Resposta: 1) Ele procura transformar o sistema econômico brasileiro e proporcionar a cooperação internacional no plano econômico, político e cultural, tendo um benefício na obtenção de recursos estrangeiros, seja como investimentos diretos, financiamentos ou empréstimos ou através da tecnologia.

2) No governo de Juscelino Kubitschek (JK)

3) Sim, pois com a participação do capital externo houve um crescimento progressivo econômico, o que ajudou muito à nos desenvolver.


silvadeoliveirag59: Obrigada
LisaFe: de nada :)
respondido por: thaynnaba
70

Sobre os aspectos do governo de JK, a resposta certa é a:

1 -  Houve a mudança do sistema econômico brasileiro que tinha por objetivo proporcional a cooperação internacional no plano econômico, político e cultural.

Isso teve como beneficio principal a obtenção de recursos estrangeiros, seja como investimentos diretos, financiamentos ou empréstimos ou através da tecnologia.

Tais empréstimos serviram especialmente para o financiamento da indústria brasileira.

2) Ocorreu no governo de Juscelino Kubitschek (JK)

3 ) Sim, houve grande progresso econômico na época, principalmente no setor industrial.

espero ter ajudado!

Perguntas similares