• Matéria: História
  • Autor: cmariado059
  • Perguntado 6 anos atrás

mim ajudemm por favor já e pra amanhã
identifique e análise os fundamentos da política mercantilista e neocolonialista do século XIX e início do século XX e relacione com os conceitos de empatia emitindo sua opinião sobre esses temas.​​

Respostas

respondido por: joaoviccoronel
0

Resposta:

Sabemos muito sobre os índios que viviam naquela época, graças à carta da pero vaz de caminha (registrador da expedição de Pedro Álvares Cabral) e também aos documentos deixados pelos padres jesuítas.

Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, pesca e agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, batata-doce e principalmente mandioca. Essa agricultura era praticada de forma muito rudimentar, pois se utilizava a técnica da coivara (derrubada da mata e queimada para limpar o solo para o plantio).

os índios domesticaram pequenos animais como o porco selvagem e a capivara. eles não conheciam o cavalo, o boi e a galinha. na carta de caminha, relata que os índios se surpreenderam ao entrar em contato com uma galinha.

as tribos indígenas mantinham um relacionamento baseado em regras sociais, políticas e religiosas. o contato entre as tribos acontecia em tempos de guerra, casamentos, cerimônias fúnebres e também na hora de estabelecer alianças contra um inimigo comum.

os índios faziam objetos com as matérias-primas da natureza. vale lembrar que os índios respeitam muito o meio ambiente, eliminando apenas o que é necessário para sua sobrevivência. Desta madeira eles construíram canoas, arcos e flechas e suas casas (ocas). a palha era usada para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos. A cerâmica também era amplamente usada para fazer potes, panelas e utensílios domésticos em geral. Penas e peles de animais eram usadas para fazer roupas ou ornamentos para cerimônias tribais. O urucum era amplamente utilizado na pintura corporal.

Você pode fazer um resumo tbm.


cmariado059: ???oxe
Perguntas similares