• Matéria: História
  • Autor: maribattisti20
  • Perguntado 6 anos atrás

[...] Nossa milícia senhor é diferente da regular que se observa em todo o mundo. Primeiramente nossas tropas com que vamos à conquista do gentio brabo desse vastíssimo sertão, não é gente matriculada nos livros de V. M. nem obrigada por soldo, nem por pagamento de munição; são umas agregações que fazemos alguns de nós, entrando cada um com os servos de armas que tem juntos imos ao sertão deste continente não a cativar [...] senão adquirir o Tapuia gentio brabo e comedor da carne humana para o reduzir ao conhecimento da urbana humanidade, [...] para por esse meio chegarem a ter aquela luz de Deus e dos mistérios da fé católica que lhes basta para sua salvação [...] e desses assim adquiridos, e reduzidos, engrossamos nossas tropas, e com eles guerreamos a obstinados e renitentes a se reduzirem: e se ao depois nos servimos deles para as nossas lavouras, nenhuma injustiça lhes fazemos, pois tanto é para os sustentarmos a eles e a seus filhos como a nós e aos nossos: e isto bem longe de os cativar, antes se lhes faz um irremunerável serviço em os ensinar a saberem lavrar, plantar, colher e trabalhar para seu sustento, cousa que antes que os brancos lho ensinem, eles não sabem fazer [...]. ROMEIRO, Adriana. Paulista e emboabas no coração das Minas: ideias, práticas e imaginário político no século XVIII. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 244. A exposição feita pelo sertanista Domingos Jorge Velho, em carta enviada ao rei de Portugal, revela que o bandeirantismo A. impulsionou a produção açucareira vicentina voltada para a exportação. B. contou com o apoio dos jesuítas empenhados na catequese dos nativos. C. atendeu à demanda de mão de obra cativa na Capitania de São Vicente. D. usufruiu dos investimentos da Coroa interessada na expansão territorial. E. garantiu a defesa do litoral vicentino contra o ataque de piratas e corsários.

Respostas

respondido por: ProjetoPolímata
4

O bandeirantismo foi um movimento de expansão do território colonial português no Brasil rumo ao interior. Os bandeirantes eram homens que organizavam expedições que visavam expandir os domínios portugueses na América e escravizarem indígenas para trabalharem nas lavouras. Esse movimento foi responsável por uma maior colonização do interior do Brasil, fundando vilas, cidades e abrindo rotas por onde passavam.

  • A carta de Domingo Jorge Velho revela que:

C. atendeu à demanda de mão de obra cativa na Capitania de São Vicente.

A carta escrita pelo bandeirante Domingo Jorge Velho é clara nas suas intenções e feitos: ''conquistar o gentio (índio) brabo desse vastíssimo sertão'', ou seja: reduzi-los à escravidão.

Continue estudando em:

  • Relação da formação dos povoados no interior  do Brasil com o movimento dos bandeirantes

https://brainly.com.br/tarefa/22869765

  • Objetivos dos bandeirantes

https://brainly.com.br/tarefa/28030107

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares