Para os renascentistas do século XV e os pensadores iluministas do século XVIII, o período correspondente à Idade Média foi, muitas vezes, identificado como a " idade das trevas ". Para eles, a hegemonia da Igreja na Europa medieval teria lançado o continente europeu em uma era de atraso e obscurantismo. Entretanto, a partir do século XIX, essa consideração vem sendo criticado.
• De acordo com o saber histórico: Idade Média ( página 183 ), quais são os argumentos de historiadores e especialistas que contestam a identificação desse período como " idade das trevas " ?
Respostas
Resposta:
Verificado por especialistas
A noção de que a Idade Média foi um período de Trevas foi pesadamente influenciada pelo modo como os Renascentistas e os Iluministas descreviam este período, de modo que, para propor a criação de um novo mundo, consideravam que tudo que era característico da Idade Média era ruim
Há algumas linhas gerais de argumento: um que aponta que houve uma série de inovações políticas, tecnológicas e econômicas no período, de modo que é incorreto considerar apenas como um período de "estagnação".
Outro argumento importante é a ideia de que a representação da "Idade Média" como "Idade das Trevas" estava muito ligada com os interesses políticos e culturais dos pensadores Renascentistas e dos que "herdaram" a sua historiografia, não sendo esta uma interpretação totalmente justa.
Um terceiro é que essa é uma forma eurocêntrica de compreender a História, já que em outras partes do mundo vivia-se o auge de diferentes civilizações neste mesmo período.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/19933263