Ajuda pleeaasee
01- (Enem) Medidas de saneamento básico são fundamentais no processo de promoção de saúde e qualidade de vida da população. Muitas vezes, a falta de saneamento está relacionada com o aparecimento de várias doenças. Nesse contexto, um paciente dá entrada em um pronto atendimento relatando que há 30 dias teve contato com águas de enchente. Ainda informa que nesta localidade não há rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e que a coleta de lixo é inadequada. Ele apresenta os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça e dores musculares.
Relacionando os sintomas apresentados com as condições sanitárias da localidade, há indicações de que o paciente apresenta um caso de
a) difteria.
b) botulismo.
c) tuberculose.
d) leptospirose.
e) meningite meningocócica.
02- A leptospirose é uma doença que se alastra em situações de enchente porque, nesses casos, aumenta a:
a) contaminação do ar por bactérias que causam a doença.
b) contaminação do ar por vírus que causam a doença.
c) presença de caramujos que transmitem a doença.
d) contaminação da água pela urina de rato que transmite a doença.
e) proliferação de insetos que transmitem a doença.
03-As hepatites virais são um grave problema de saúde pública. Elas são causadas por diferentes vírus, que atacam principalmente o fígado do paciente. As formas de contágio também variam de acordo com a hepatite analisada.
Marque, entre as alternativas a seguir, aquela que indica hepatites com via de contágio fecal-oral que tem como veículo de transmissão a água.
a) Hepatite B e C.
b) Hepatite C e D.
c) Hepatite A e B. d) Hepatite A e E.
e) Hepatite E e B.
Respostas
Resposta:Escola Kids
CIÊNCIAS
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
DATAS COMEMORATIVAS
JOGOS
PARA PINTAR
HISTÓRIAS
Qual matéria está procurando ?
Digite aqui a matéria que está procurando
Ciências
CIÊNCIAS
Home Ciências Saneamento básico
SANEAMENTO BÁSICO
Você sabe o que é Saneamento básico? E para que ele serve? Clique e entenda!
Saneamento básico é o conjunto de cuidados que se tem com a água, o esgoto e o lixo. Esses cuidados são fundamentais na manutenção da saúde e do bem-estar da população. Afinal, todos nós gostamos de um ambiente saudável, limpo e organizado.
Como é bom viver em uma cidade limpa
Infelizmente, as cidades ainda têm muito que fazer para oferecer às pessoas um ambiente limpo e saudável. Em vários bairros, não há saneamento básico e as pessoas convivem com esgoto e lixo a céu aberto, na porta de suas casas, sem nenhum tipo de tratamento. Nessas condições, a proliferação de doenças é inevitável, assim como a contaminação dessas pessoas.
Criança em meio ao lixo
Todas as casas precisam ter rede de esgoto. Essa rede é composta de canos subterrâneos que levam todo o esgoto das casas, indústrias e escolas para as estações de tratamento. No esgoto existe todo tipo de lixo, fezes, urina e muita sujeira misturada. Nas estações de tratamento, esse esgoto é tratado antes de ser jogado em rios, mares ou lagos. Em alguns lugares, onde não há rede de esgoto, é necessário construir fossas. Elas devem ser construídas longe de poços artesianos e cisternas.
Em toda cidade tem que haver uma estação de tratamento de água e esgoto
Todo o lixo que produzimos em casa deve ser separado em lixo orgânico e lixo reciclável. O lixo que você não mandar para a reciclagem, para ser reaproveitado como plástico, papel, vidro, metal, será levado para os aterros sanitários ou lixões.
Coleta do lixo que será levado para aterros ou lixões
A falta de saneamento básico leva à contaminação de várias doenças, como hepatite, leptospirose, cólera, doenças de pele, diarreia, tifo, febre amarela, viroses, amarelão, esquistossomose, dentre outras.
Vivendo em um ambiente saudável, nos desenvolvemos e aprendemos mais e temos uma qualidade de vida bem melhor.