2)
A noção de ciência positiva, de Auguste Comte, foi crucial para a consolidação da História como conhecimento científico. Também chamada de Positivismo, essa vertente foi extremamente importante para a sistematização das ciências sociais, como a Sociologia e a Antropologia.
Nesse sentido, tal vertente afirmava que:
a)
a ciência deveria ser, acima de tudo, a investigação do real, feita a partir de observação, experimentação, comparação e classificação como métodos, buscando estudar as leis.
b)
a ciência deveria ser, acima de tudo, a investigação do real, feita a partir de observação, experimentação, comparação e classificação como métodos, buscando estudar as causas
c)
a ciência deveria ser apenas mais uma entre várias outras narrativas e saberes que buscavam explicar a realidade e aceitar que o discurso desses saberes é tão válido quanto o dela.
d)
a ciência deveria, acima de tudo, buscar encontrar soluções para os diversos problemas da sociedade, mais do que pura e simplesmente tentar explicá-la.
e)
não importava quais fossem todos os fenômenos, sejam eles sociais, naturais ou de qualquer outra origem, estes provêm somente de um único princípio, o qual é sua explicação.
Respostas
Resposta:
Letra A
Explicação:
a ciência deveria ser, acima de tudo, a investigação do real, feita a partir de observação, experimentação, comparação e classificação como métodos, buscando estudar as leis.
Resposta:
A.
a ciência deveria ser, acima de tudo, a investigação do real, feita a partir de observação, experimentação, comparação e classificação como métodos, buscando estudar as leis.
Explicação:
Para o Positivismo, a ciência deveria ser, acima de tudo, a investigação do real, feita a partir de observação, experimentação, comparação e classificação como métodos, abandonando a consideração das causas dos fenômenos (Deus ou natureza) e buscando pesquisar suas leis, vistas como relações abstratas e constantes entre fenômenos observáveis. Assim, nesse modelo científico, nem as causas, nem a busca de soluções eram preocupações e muito menos um discurso relativista que abarcasse outros saberes.