comentem as dificuldades para solucionar o conflito israel-palestina e apontem uma medida que seria eficaz para garantir a paz na região
urgenteeeee
Respostas
Resposta:
As conversas foram retomadas nesta semana com os Estados Unidos como mediadores. O secretário de Estado americano, John Kerry, disse nesta terça-feira que a meta é chegar a um acordo final em um prazo de nove meses e que "todas as questões" que dividem israelenses e palestinos serão debatidas.
"Todas estarão na mesa, com um simples objetivo: uma visão para pôr fim ao conflito", declarou Kerry, afirmando que as duas partes estão comprometidas com "negociações sustentadas, contínuas e substanciais a respeito das questões centrais" em debate.
Segundo o governo americano, novas negociações serão realizadas nas próximas duas semanas, em Israel ou nos territórios palestinos, e os lados envolvidos concordaram em manter os detalhes em segredo.
As principais dificuldades para o fim do conflito entre israelenses e palestinos são a questão dos assentamentos judaicos, a construção de um muro na Cisjordânia, em um território reivindicado pelos palestinos, os radicalismos entre ambos os lados, a importância da cidade de Jerusalém e a questão hídrica.
Os assentamentos judaicos são uma região dentro do território palestino e em Jerusalém Oriental, regiões anexadas pelo Estado israelense após o conflito de 1967, alegando que corresponde a uma indenização de guerra, o que traz mais desafios para o fim das t ensões.
O muro da Cisjorânia foi construído em 2002 pelo Estado de Israel para conter o avanço de terroristas em seu território. Os palestinos alegam que o muro foi construído dentro de um território palestino e exigem sua derrubada.
O radicalismo e a falta de diálogo entre membros extremistas de ambos os lados do conflito, atrasam a assinatura de um acordo de paz. Grupos extremistas, como o Hamas, atacam o território israelense que tenta responder com outro ataque comprometendo a segurança da população dos dois lados.
Jerusalém é uma cidade importante para o judaísmo, islamismo e para o cristianismo. O Estado israelense não abre mão da cidade, pois consideram sua capital histórica e os palestinos consideram a capital do seu futuro Estado.
A questão hídrica envolve o fato de não haver um acordo pelo controle dos recursos hídricos presentes na região, administrados pelos israelenses.
Uma possível solução para o conflito seria a divisão justa do território com a participação de israelenses e palestinos e um acordo para atender às reivindicações de ambos lados, criando dois países independentes, onde os limites territoriais deveriam ser respeitados.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/29815227