• Matéria: Filosofia
  • Autor: Ricardosobral1230
  • Perguntado 6 anos atrás

Quando os textos sagrados são lidos de maneira literal as pessoas não conseguem interpretar a mensagem que ele quer passar. Isso pode levar as pessoas ao Fundamentalismo Religioso. Por que isso é ruim? 

porfavor me ajudem preciso disso para uma prova vou dar bastantes pontos todos que eu tenho​

Respostas

respondido por: brendabaseggio
4

O fundamentalismo religioso está mais evidente a cada dia que passa religiões, durante todas as épocas da história da humanidade. Os fundamentalistas são os mais conservadores e literais seguidores de uma religião.

Fundamentalismo é a estrita adesão a um conjunto específico de doutrinas teológicas tipicamente em reação à teologia do modernismo.

Quando se trata de falar do indivíduo que desrespeita os valores religiosos do outro, alegando que a verdade de sua crença é superior e dominante, temos aí não só um ataque ao direito individual de liberdade de fé, mas a abertura a problemas mais complexos, como violência, discriminação, bulliyng e até conflitos armados. A este processo chamamos de fundamentalismo religioso.

O fundamentalismo existe em praticamente todas as expressões religiosas da humanidade, mas não é um fenômeno causado pela instituição religiosa em si, mas sim pelo fiel. Ele está diretamente ligado a interpretação equivocada dos livros sagrados e das verdades da fé por parte dos indivíduos que praticam a religião, mais do que aos ensinamentos da própria religião. O fundamentalismo se encontra escrito na experiência do próprio fiel, que não consegue dialogar com outras formas de pensar, dentro ou fora do seu contexto religioso e, por isso, defende agressivamente sua verdade de fé cristalizada e imutável, fechada em sua própria auto interpretação doutrinária.

A não aceitação de algumas ideias ou práticas religiosas consideradas ofensivas à visão do fundamentalista são o motivo simples que dispara o confronto, que gera o ódio e a violência. Além disso, no âmbito religioso, a palavra “fundamentalismo” também se associa a atos violentos, como o terrorismo, e a regimes políticos teocráticos, podendo, assim, ser confundida com outras duas expressões: fanatismo e extremismo (ou ainda sectarismo).


Rhaigremista: oloko grande d+
Perguntas similares