Respostas
Resposta:
Apesar do livro A Arte da Guerra ter sido escrito há mais de 2.500 anos, as estratégias contidas nele continuam sendo muito atuais e suas aplicações não ficam restritas ao campo de batalha, podendo serem implementadas no comércio, nas relações profissionais e pessoais.
A história do livro remonta uma época na qual as batalhas deixaram de ocorrer pelo cunho ritualístico, e começaram a serem travadas por territórios/ interesses. Por conta disso, o General Sun Tzu criou 13 táticas que revolucionaram a estratégia de combate, posteriormente essas mesmas reflexões foram usadas no comércio e ainda continuam sendo.
Confira abaixo as 13 táticas desenvolvidas por Sun Tzu, e como elas revolucionaram o conceito de estratégia:
Criando Metas
A primeira tática mostra a importância do know-how, pois um General, empresário e gerente precisam saber planejar suas ações antes de realizá-las.
O know-how descrito em a arte da guerra é divido em 5 partes por Sun Tzu:
Terra: distâncias e irregularidades no terreno podem influenciar o delineamento do combate;
Lei Moral: é preciso conhecer a lealdade da população e do exército. Até onde eles iriam pelo seu General?
Céu: entender como mudanças naturais podem modificar a batalha;
Método e Disciplina: para que um exército vença a Guerra, é necessário ter uma excelente organização e meios que possibilitem sua integridade durante a batalha;
Comandante: todo exército precisa de um General para vencer uma batalha, e algumas qualidades desse líder são fundamentais: rigor, sabedoria, coragem, sinceridade e benevolência.
A partir das informações acima, é possível analisar as qualidades e defeitos do seu exército, possibilitando traçar as melhores estratégias para vencer a batalha.
bons estudos!!