1. Ao mudar o modelo econômico muda-se também a visão
de mundo, valores, costumes etc.
Estudamos isso no movimento renascentista que nasceu
entre as elites de ricas cidades italianas, no século XIV, e se
estendeu, com variações, em outras regiões da Europa até o
final do século XVI. Complementando o pensamento
escreva:
• A que esse movimento estava relacionado?
pfvr preciso pra hj qm poder me ajudar agradeço muito ❤️
Respostas
Resposta: Eu vou te ajudar tá
Explicação:
Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
Uma nova visão do mundo
O renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas, no século XIV, e se estendeu, com variações, por outras regiões da Europa até o final do século XVI. Esse movimento ficou conhecido como Renascimento porque seus protagonistas pretendiam partir da filosofia, da arte e dos valores da cultura GRECO-ROMANA para fundarum novo mundo.
É importante lembrar que os valores da Antíguidade clássica não foram abandonados durante a Idade Média. A cultura GRECO-ROMANA continuou presente na literatura, nas teorias políticas , na educação e etc.
O movimento renascentista estava relacionado ao fortalecimento da burguesia nas cidades medievais.Nesse novo mundo urbano, os ideais aristocraticos da cavalaria medieval deram lugar aos valores burgueses que consagravam o lucro e o sucesso individual .
Os homens do renascimento não negavam a existencia de deus, a importancia que o homem tem era base do humanismo.
Os valores humanistas
E possivel sintezar os valores humanistas em três caracteristicas centrais.
.O ser humano como centro do universo
Os pensadores medievais colocavam Deus e a Igreja no centro do universo e consideravam a terra uma passagem em direção a vida eterna.
Predominância dos valores da antiguidade classica
A valorização dos estudos de pensadores GRECO-ROMANOS ocorreu porque os artistas e sabios humanistas entendiam a antiguidade classica como a epoca de ouro da historia .
Autonomia da razão
Os humanistas defendiam a busca da verdade por meio da investigação e da reflexão pessoal, pois entendiam que a razão não deveria estar a serviço da fë, mas ser uma categoria livre.
Essa visão humanista do mundo se manisfestou na politica, ciência nas artes e em outros aspectos da cultura da elite européia.
Os novos meios de divulgação
Ate o seculo XV, os livros eram copiados a mão, um a um. O processo eram lento e caro e não dava conta da crescente procura por livros. A solução veio com a criação da prensa de tipos móveis e dos tipos móveis metálicos desenvolvidos pelo alemão Johannes Gutenberg.
A expansão do invento de Gutenberg contribuiu para difundir as idéias humanistas da Itália para outras regiões da Europa.Vale ressaltar, porem , que a invenção dos tipos móveis não significou o desaparecimento imediato dos manuscritos.
Outro importante fator que contribuiu para a divulgação do humanismo foi o surgimento das academias e dos liceus laicos.Até o século XIV, as universidades, controladas pela igreja, mantiam o método de estudo da idade média, baseado na memorização de algumas obras.
Os novos conhecimentos
A valorizaçao da razão e do homem e os estudos dos autores da antiguidade clássica favoreceram importantes avanços no conhecimento cíetífico.
Um novo olhar sobre o universo
Até o renascimento predominava a interpretação geocentrica do universo, elabora pelo grego Ptolomeu, no século II, e defendida pela igreja.
Desenvolvimento de novas ciências
As viagens marítmas impulsionaram o desenvolvimento de outras ciências, como Geografia, a cartografia, a botânica e a zoologia.
Maior conhecimento do corpo humano
o lula é melhorOs artistas recorreram a matemática e a geometria para estabelecer porproções ideais e harmonia na representação das figuras humanas e da paisagem natural.
Adicionar legenda