• Matéria: Matemática
  • Autor: milaaraujolanna
  • Perguntado 6 anos atrás

Um objeto de 10 kg cai de uma certa altura em relação ao chão, levando cerca de 0,4 segundos para atingi-lo. Desconsiderando-se o efeito de forças dissipativas, caso um objeto de 5 kg fosse solto da mesma altura, o tempo de queda desse corpo seria igual a: 0,25s 0,2s 0,8s 0,4s

Respostas

respondido por: stefhanydarosaricard
3

Resposta:

Explicação passo-a-passo:

Queda livre e lançamento vertical são movimentos unidimensionais e uniformemente acelerados. Esses movimentos ocorrem, respectivamente, quando algum corpo é solto do repouso a partir de certa altura ou quando lançado na direção vertical. Uma vez que a aceleração da gravidade é constante, se desconsiderarmos a ação de forças dissipativas, os tempos de subida e descida nesses tipos de movimentos serão sempre iguais.

Veja também: Conceitos fundamentais de Cinemática Escalar

Queda livre

Na prática, o movimento de queda livre ideal é bastante próximo daquele em que um objeto é solto a uma pequena altura em relação ao chão. No entanto, rigorosamente, esse movimento só acontece quando algum objeto é solto no vácuo. De acordo com as equações do movimento de queda livre, o tempo de queda não depende da massa dos objetos, mas da aceleração da gravidade e da altura em que esse objeto é solto.

A queda livre é um movimento vertical que ocorre com aceleração constante, de modo que a velocidade de queda do corpo aumenta a cada segundo em relação ao centro da Terra, de acordo com a aceleração da gravidade local.

Quando soltos no vácuo, corpos de massas diferentes chegarão no mesmo tempo ao chão. O fato de uma pena não chegar ao chão no mesmo tempo em que uma bola de boliche, quando soltas na superfície da Terra, está associado ao atrito com o ar, que é quase desprezível para objetos pesados e aerodinâmicos, como a bola de boliche.

Veja também: O que é mais provável: ganhar na Mega-Sena ou ser atingido por um raio? Descubra!


julialetticia852: mas qual seria a resposta?
Perguntas similares