Ouça e analise a letra da canção “Alegria, alegria”, de Caetano Veloso e identifique nela as passagens e os elementos que a caracterizam como uma música de protesto, que denuncia momentos críticos e difíceis da sociedade brasileira durante o período da ditadura civil-militar. Ouça e analise a letra da canção “Alegria, alegria”, de Caetano Veloso e identifique nela as passagens e os elementos que a caracterizam como uma música de protesto, que denuncia momentos críticos e difíceis da sociedade brasileira durante o período da ditadura civil-militar.
Respostas
Resposta:
é importante lembrar que os tempos não eram fáceis, principalmente para artistas. Com a forte censura que rolava na ditadura, dizer o que você queria nunca era simples. Mas Caetano sempre foi bom com as palavras.
Alegria, Alegria foi uma homenagem à liberdade em uma época em que todos se sentiam aprisionados. Foi apresentada por Caetano no Festival da Música Popular Brasileira.
A faixa se tornou um clássico do Movimento Tropicalista, encabeçado por Caetano, Gilberto Gil, Tom Zé e Os Mutantes.
O que quer dizer a letra?
Na primeira estrofe, já dá pra notar como o compositor se sentia. Caetano mostra sua liberdade, mas também o fato de não estar conformado com o sistema. O documento nada mais é do que uma identificação em uma sociedade.
Parece que Caetano quer demonstrar como era ser jovem naqueles tempos. É ainda uma forma de mostrar resistência nessa caminhada. Os obstáculos da ditadura aparecem, mas ele resiste.
São diferentes presidentes com os quais ele notoriamente não se identifica. Mas a música não fala sobre lutar ativamente contra o regime, fala sobre seguir caminhando.
Explicação: