1. “Sertão. Sabe o senhor: sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o poder do lugar. Viver é muito perigoso.”
Pelo fragmento acima de Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, percebe-se que neste romance, como em outros regionalistas do autor,
a) O conflito entre o eu e o mundo se realiza pela interação entre as personagens e o sertão que acaba por ser mítico e metafísico.
b) O sertão é um lugar perigoso, onde os habitantes sofrem as agressões do meio hostil e adverso à sobrevivência humana.
c) Não existe uma região a que geograficamente se possa chamar de sertão: ele é fruto da projeção do inconsciente das personagens.
d) A periculosidade da vida das personagens está circunscrita ao meio físico e social em que vivem.
e) Há um conceito muito restrito de sertão, reduzido a palco de lutas entre bandos de jagunços.
Respostas
respondido por:
56
Resposta:
letra C
Explicação:
não existe uma região a que geograficamente se possa chamar de sertão:ele é fruto da projeção do inconsciente das personagens
respondido por:
69
A alternativa correta é a LETRA C: Não existe uma região a que geograficamente se possa chamar de sertão: ele é fruto da projeção do inconsciente das personagens.
Entre as obras literárias mais importantes do Brasil, podemos destacar uma de Guimarães Rosa: “Grande Sertão: Veredas”.
Na obra temos o relato de um ex-jagunço, Riobaldo. O relato torna-se bem interessante devido a linguagem do personagem e a sua originalidade de estilo.
Na história o personagem relembra seus medos, suas lutas e o seu reprimido amor por Diadorim.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás