O islamismo, uma religião tão comentada no século XXI, foi fundada por Maomé (Muhammad 570-632). De caráter monoteísta, esta religião, também conhecida por muçulmana ou maometana, foi a base do Estado Muçulmano de caráter teocrático criado por Maomé, que passou inicialmente a dominar a península Arábica. Em face desse enunciado, analise as afirmações seguintes. A- A expansão muçulmana, principalmente após a morte de Maomé, fez com que esse Estado dominasse vastos territórios, desde o norte da África, noroeste da China e quase toda a península Ibérica. B-Após a morte de Maomé, os muçulmanos se dividiram em dois grupos rivais: sunitas e xiitas. Os xiitas são muçulmanos que aceitam somente o Alcorão e defendem que o poder político deveria ser controlado pelos descendentes diretos de Maomé .Por outro lado, os sunitas admitem a Suna além do Alcorão e acreditam que a escolha dos líderes políticos deve ser feita livremente, o que o tornará, um califa. C- O livro sagrado do islamismo é o Alcorão. A força do Alcorão, para alguns, deve-se à obediência a alguns princípios como: fazer cinco orações diárias; crer em Alá, deus único, e em Maomé, seu profeta; ir em peregrinação a Meca, pelo menos uma vez na vida; ser generoso com os pobres e dar esmolas. D- Maomé, ao pregar o monoteísmo, foi de encontro à religião politeísta que dominava entre os árabes. Entretanto, conseguiu organizar um exército de seguidores e, através dele, proibir o politeísmo e assim unir as diversas tribos árabes em torno da religião. E- Todas as alternativas estão corretas
Respostas
Letra C é a correta.
C- O livro sagrado do islamismo é o Alcorão. A força do Alcorão, para alguns, deve-se à obediência a alguns princípios como: fazer cinco orações diárias; crer em Alá, deus único, e em Maomé, seu profeta; ir em peregrinação a Meca, pelo menos uma vez na vida; ser generoso com os pobres e dar esmolas.
Resposta:
Letra C
Explicação:
C) as afirmativas III, IV e V estão corretas.
III. A força do Alcorão, para alguns, deve-se à obediência a alguns princípios, tais como: fazer cinco orações diárias; crer em Alá, deus único, e em Maomé, seu profeta; ir em peregrinação a Meca, pelo menos, uma vez na vida; ser generoso com os pobres e dar esmolas.
IV. Maomé, ao pregar o monoteísmo, foi de encontro à religião politeísta, que dominava entre os árabes. Entretanto, conseguiu organizar um exército de seguidores e, por meio dele, proibir o politeísmo e, assim, unir as diversas tribos árabes em torno da religião.
V. A decadência do Império Islâmico é atribuída às disputas internas, que provocaram o desmembramento do império. No entanto, deve-se também levar em consideração a reação dos diversos povos submetidos à dominação árabe.