2. O primeiro líder populista a ter grande destaque no Brasil foi Getúlio Vargas (1930 – 1945/ 1951 – 1954). Seu discurso nacionalista e a concentração de poderes políticos lhe ofereceram uma longa carreira presidencial. Como exemplo da pluralidade de ideias desse período e de seu discurso populista, Vargas conseguiu a) ( ) ao mesmo tempo, ser considerado o “pai dos pobres” e a “mãe dos ricos”. b) ( )ao mesmo tempo, ser considerado o “padrasto dos pobres” e a “inimigo dos ricos”. c) ( )ao mesmo tempo, ser considerado o “inimigo dos pobres” e a “ amigo dos ricos”. d) ( )ao mesmo tempo, ser considerado o “pai dos pobres” e a “inimigo dos ricos”.
Respostas
A(×) ao mesmo tempo, ser considerado o “pai dos pobres” e a “mãe dos ricos”.
Espero ter ajudado!
Devido à pluralidade de suas ideias e seu discurso populista, Vargas conseguiu: a) ao mesmo tempo, ser considerado o "pai dos pobres" e a "mãe dos ricos".
O maior ícone do populismo brasileiro foi Getúlio Vargas, com destaque para o período da Era Vargas, que durou de 1930 a 1945. O populismo consistiu em um termo adotado para a explicação das características da política brasileira de 1930 a 1965.
Getúlio Vargas foi o presidente que governou o Brasil pelo maior período, por dois mandados. A era Vargas caracteriza-se pela instalação da fase da ditadura, chamada de Estado Novo. Seus dois mandatos foram marcados pela criação de estatais e leis trabalhistas.
Podemos citar que uma das principais medidas tomadas por Getúlio Vargas foi a Constituição de 1931, que fechou o congresso do país e institucionalizou o voto secreto.
Saiba mais sobre Getúlio Vargas em: brainly.com.br/tarefa/7351847
Bons estudos!