“Averróis e Avicena foram os autores árabes mais conhecidos no ocidente.” Neste contexto, elabore uma análise sobre o começo da Filosofia Árabe (em sua argumentação considere as contribuições de Avicena e Averróis para a Filosofia Árabe e Ocidental).
Respostas
Resposta:O começo da filosofia Árabe foi quando Alexandre o Grande conquistou o reino da Pérsia em 331 a.C. Após a vitória contra os persas, a Grécia invadiu o território persa e introduzindo sua cultura, o terreno da Pérsia não se transformou em Grécia, continuou sendo Pérsia, mas agora sobre o domínio da Grécia. O pensamento árabe demonstra os sistemas filosóficos gregos, mesmo tendo uma influência forte do oriente, a maioria da obra preservada de Platão e Aristóteles se deve aos árabes.
Assim como os cristãos, o começo da filosofia Árabe foi tentando conciliar as revelações com a filosofia, queriam sair da escuridão da fé para a luz da razão. Até o séc. IX as discussões da filosofia Árabe se limitavam a análise de questões morais e éticas. Hassan al-Basri, foi o primeiro grande pensador, integrante do grupo Companheiros do Profeta, principais responsáveis pelas discussões teológicas da época.
A Falsafa, como é conhecida a filosofia árabe, é a transliteração pura da palavra grega Philosophia, isso mostra que o conceito de filosofia para os árabes é o mesmo dos gregos. Do séc. VIII até o séc. XV foi a época considerada clássica da Falsafa, quando surgiram os autores mais conhecidos e com as ideias mais originais da filosofia árabe.
Averróis e Avicena foram os autores árabes mais conhecidos no ocidente. Averróis ou Ibn Rushd, nascido no séc XII, comentou praticamente a obra inteira de Aristóteles, faltando somente a Política, que na época ainda não havia sido traduzidas para o árabe. Outros autores de destaque são: Al-Kindi, Al-Farabi, Al- Ghazali e Ibn Khaldun. O principal patrimônio intelectual árabe foi criado no período do séc. VIII ao séc. XIV período conhecido como “turath”, enquanto a Europa passava pela Idade das Trevas.
Espero que possa ajudar!!!